No Fazendo Rastros de hoje, conheça nova versão do utilitário Renault Master e saiba quanto e para onde vai a verba destinada às vias afetadas pelas chuvas.

Ouça aqui no site, em nosso aplicativo, ou em qualquer plataforma de Streaming de Áudio, como SpotifyGoogle PodcastsApple Podcasts e afins.

O que muda na Master 2023

A Renault lançou hoje a linha 2023 da Master, o veículo furgão da montadora. Além de modificações no design, a marca francesa destacou menor consumo e mais tecnologia embarcada.

A queda no consumo de combustível fica por conta do novo motor 2.3 dCi turbo, com 136 cv. Segundo a montadora, esse motor entrega até 30% mais econômia no uso urbano e 24% no uso misto.

Já a tecnologia vem de itens já amplamente usados nos caminhões pesados que começam a chegar nos veículos utilitários. Alguns desses itens são Controle de Estabilidade (ESP), Controle de Tração (TCS), Sistema Anti-capotamento (RMI), Controle Adaptativo de Carga (LAC). Bem como o Sistema Estabilizador de Ventos Laterais (CWS), Assistente de Partida em Rampas (HSA), Assistente de Tração de Reboque (TSM) e Assistente de Aderência Prolongada em Partida (EGD). E ainda, a Renault traz esses itens de série em todas as versões.

Governo libera mais verbas para a recuperação de estradas federais danificadas pelas chuvas e estiagem

Nas últimas semanas, o Governo Federal abriu crédito extraordinário no valor de R$ 418 milhões para o Ministério da Infraestrutura. O destino dessas verbas é recuperar estradas federais danificadas pelas chuvas em quatro regiões do país.

De acordo com a Medida Provisória nº 1.097/2022, publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira (21), os recursos aprovados serão direcionados ao DNIT.

Nesse sentido, as equipes do DNIT vêm realizando vistorias para apontar os danos na malha rodoviária e estabelecer prioridades nas reformas de recuperação dos trechos. Ou seja, a verba terá aplicação imediata em locais onde o nível da água começou a baixar e as obras podem começar.

Dessa forma, a restauração de rodovias federais afetadas pela ocorrência de enxurradas, inundações dos rios urbanos parcialmente canalizados, alagamentos em áreas rebaixadas com drenagem insuficiente e deslizamentos de terra pontuais são prioridade nas obras.

Além disso, nesta última terça (25), o Presidente em exercício, Hamilton Mourão, editou mais duas medidas provisórias que abrem créditos extraordinários para investimentos nas regiões castigadas pelas chuvas.

Uma delas, no valor de R$ 550 milhões, traz os valores liberados para estados e municípios que decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública. A Região Sul receberá verbas principalmente para as zonas rurais dos estados, onde a produção agrícola vem sendo afetada pela forte estiagem.

Somados, os valores repassados aos estados para a recuperação chegam a aproximadamente 1 bilhão de reais.

O episódio de hoje tem apresentação de Pedro Trucão, notícias de Pedro Trucão e Daniel Santana e edição de Felipe Rodriguez.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui