Pontes na Bahia recebem manutenções preventivas

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Quem não se lembra da queda da ponte sobre o Rio Tocantins, na BR-226/MA/TO? Muitos internautas até disseram que não é só essa ponte no Brasil que está em péssimas condições, por isso, o Governo Federal está fazendo manutenções preventivas nas pontes da Bahia.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está executando a manutenção de Obras de Arte Especiais (OAEs – Pontes e Viadutos) na BR-030/BA, BR-122/BA, BR-135/BA, BR-349/BA e BR-430/BA.

A ação vem do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE), com expectativa de reformar 44 pontes. O valor do investimento é de aproximadamente R$ 5 milhões.

Com o avanço das atividades, as equipes da autarquia já executaram e concluíram os serviços em cinco pontes da BR 349/BA, no município de Bom Jesus da Lapa.

 

Reforço nas estruturas

As intervenções beneficiaram as pontes sobre o braço do Rio São Francisco I (Lagoa da Lapa), Ponte sobre o Rio São Francisco (Ponte Gersino Coelho), Ponte sobre o braço do Rio São Francisco II, Ponte sobre o braço do Rio São Francisco III e a Ponte sobre o braço do Rio São Francisco IV.

As estruturas receberam manutenção em diversos aspectos, como substituição das juntas de dilatação, limpeza e desobstrução de dispositivos de drenagem, tratamento de armaduras expostas, entre outros.

Pontes na Bahia recebem manutenções preventivas
Pontes na Bahia recebem manutenções preventivas

As intervenções fazem parte do PROARTE, responsável pelo gerenciamento de serviços de manutenção e de reabilitação em OAEs, caracterizados como pontes, túneis, viadutos, passarelas e estruturas de contenção, que integram a malha rodoviária federal em todo o país.

Os trabalhos executados visam garantir a segurança dos usuários, além de preservar as Obras de Artes Especiais das rodovias.

 

39 pontes seguem em melhorias

Nas próximas semanas, o DNIT dará continuidade à execução das melhorias nas demais obras de arte especiais contempladas no contrato. Conforme o cronograma, 39 pontes seguem com as manutenções em andamento. A estimativa é que todas as atividades sejam concluídas no segundo semestre de 2025.

 

Sobre as 5 rodovias baianas

As rodovias federais BR-122/BA, BR-135/BA, BR-430/BA, BR-349/BA e BR-030/BA exercem papel estratégico na integração regional, no escoamento da produção agrícola e mineral, bem como no fomento ao turismo.

A BR-135/BA constitui um dos principais eixos de ligação entre as regiões Norte, Nordeste e Sudeste. Ela tem relevância para o desenvolvimento da fronteira agrícola do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

A BR-430/BA interliga o Oeste ao Sudoeste baiano, com destino a Salvador. Essa rodovia é fundamental para o transporte de grãos, minério de urânio e o fluxo turístico oriundo do Centro-Oeste.

A BR-349/BA é essencial para a logística da produção agrícola irrigada pelo Rio São Francisco. Ela facilita o deslocamento de romeiros e turistas entre o Distrito Federal e o litoral nordestino.

Já a BR-030/BA conecta importantes zonas produtoras à Ferrovia Oeste-Leste e ao Porto de Ilhéus. Esse trecho reduz em mais de 200 quilômetros o percurso entre o Centro-Sul do país e o sul da Bahia.

Por fim, a rodovia BR-122/BA representa um papel estratégico para o escoamento da produção agrícola, industrial e mineral do interior baiano, conectando centros produtivos às demais regiões do país. Trata-se de um eixo estruturante para o desenvolvimento econômico e social do estado.

 

Veja também: Brasil tem 11 mil pontes e viadutos com risco estrutural

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.

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