Portaria estabelece implantação de PPD em rodovias federais

Os Pontos de Parada de Descanso (PPD) são uma questão a ser resolvida no sistema logístico nacional. Afinal, conforme as regulamentações de segurança rodoviária, os caminhoneiros são obrigados a fazer pausas regulares para dormir, descansar, se alimentar, entre outras.

Porém, atualmente, é possível um caminhoneiro parar na estrada com segurança, conforto e tranquilidade? Recebemos no Pé na Estrada diariamente relatos de motoristas pagando para descansar ou recorrendo a postos de combustíveis que exigem o abastecimento.

Vale lembrar que a jornada do caminhoneiro de ser de 8 horas diárias no máximo. Outro ponto é que o caminhoneiro só pode dirigir por 5 horas e meia consecutivas, sendo ele necessário fazer pausa de no mínimo 30 minutos.

Leia mais: Como surgiram os Pontos de Parada e Descanso para Caminhoneiros

Portaria quer mais 40 Pontos de Parada e Descanso

O ministro dos Transportes, Renan Filho, inaugurou o primeiro Ponto de Parada e Descanso (PPD) de Santa Catarina, que fica no Km 220 da BR-101/SC.

Durante a inauguração, o ministro assinou portaria que estabelece a implantação de PPDs em rodovias federais. Ela estabelece obrigatoriedade de implantação de ao menos um PPD nos contratos de concessão em vigor, priorizando sua operação até 2025.

Além disso, a norma define que todos os estudos de projetos de concessão de rodovias devem incluir pelo menos um PPD, com previsão de operação até o terceiro ano de contrato.

Portanto, para rodovias sob gestão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) deve ser avaliada a possibilidade de implantação de PPDs, considerando critério como demanda de tráfego e segurança viária, com prioridade para os principais corredores logísticos do país. A ideia é ter mais 40 pontos construídos. 

PPD de Santa Catarina é inaugurado

O local, administrado pela concessionária Arteris Litoral Sul, recebeu um investimento de R$ 17,5 milhões e beneficiará milhares de motoristas de transporte de carga que percorrem o trecho entre as capitais Florianópolis (SC) e Curitiba (PR).

“A entrega do PPD possibilita que caminhoneiros cumpram, sem custo adicional, as suas horas de descanso obrigatório, garantindo assim melhores condições de trabalho e colaborando com a segurança nas estradas”, afirma o diretor-presidente da Arteris, Sergio Garcia.

O PPD inaugurado tem 39 mil metros quadrados, 43 vagas para estacionamento, sendo 15 para caminhões e carretas de até 12 metros de comprimento e 28 para veículos com até 30 metros de comprimento, incluindo vagas com pontos elétricos para cargas refrigeradas.

No local, há sala de descanso, varanda, cozinha e vestiários masculinos e femininos com sanitários e chuveiros. Além disso, há espaço disponível para locação de empresas de serviços terceirizados, como minimercado, lavanderia e farmácia.

Com investimento de R$17,5 milhões, a estrutura tem 43 vagas gratuitas para veículos pesados, sala de descanso, cozinha, vestiários e sinal de wi-fi

Por Rodrigo Samy, com Ministério dos Transportes

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