quinta-feira, abril 25, 2024

Primeiro ônibus articulado e 100% elétrico é lançado no Brasil

Na primeira quinzena de março, a BYD e a Marcopolo fizeram a entrega do Attivi Express, primeiro ônibus articulado e 100% elétrico fabricado no país. O VLP (Veículo Leve sobre Pneus) vai integrar o transporte público da cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo. 

O Attivi Express irá circular no sistema Linha Verde, um corredor exclusivo que opera apenas veículos livres de combustíveis fósseis. Ao todo, serão 12 veículos entregues até o final deste ano à cidade paulista.

VLP Attivi Express
Foto: Cláudio Oliveira

De acordo com Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais MI & Marketing da Marcopolo, o ônibus foi desenvolvido em tempo recorde. “A adoção de veículos com tecnologia limpa será cada vez mais rápida e necessária para uma mobilidade urbana sustentável e que promova a preservação ambiental. A Marcopolo está já há alguns anos envolvida em diferentes projetos de veículos movidos a combustíveis de fontes renováveis, o que reforça a nossa expertise também neste segmento”, enfatiza o executivo.

Características do Attivi Express

O ônibus produzido pela BYD, em Campinas, com carroceria desenvolvida pela Marcopolo, possui 22 metros de comprimento e tem capacidade de transportar até 168 passageiros, além dos espaços para cadeirantes. O veículo tem poltronas estofadas com apoio de cabeça, entradas USB, monitores de 15,6″ instalados no teto, rádio e autofalantes internos. Além disso, veja outras novidades do modelo:

Imagem interna do Attivi Express
Foto: Cláudio Oliveira

Sistema de desinfecção

Em época de pandemia, higiene é palavra de ordem. Para isso, o Attivi Express conta com sistema UV-C de desinfecção instalado no ar-condicionado, acabamento com aditivos antimicrobianos nas poltronas, balaústres e pega-mãos, e dispenser de álcool em gel.

Câmeras no lugar dos retrovisores

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Uma das grandes inovações do modelo é a substituição dos tradicionais espelhos retrovisores por duas câmeras de alta definição, que cobrem um campo de visão maior e permitem que os motoristas vejam pontos cegos e tenham facilidade de manobra, aumentando a segurança no trânsito. No total, o veículo possui seis câmeras de alta definição e duas delas com infravermelho, que ajuda em locais com baixa luminosidade. Para ajudar na visibilidade, o ônibus possui iluminação externa com faróis em full LED.

Portas com sistema antiesmagamento

As portas contam com vão livre nos conceitos widedoor (portas que abrem), comum em ônibus urbanos, e slidedoor (portas que deslizam), comum em ônibus rodoviários, facilitando o embarque e desembarque de passageiros, além de um sistema antiesmagamento, que evita que elas fechem quando identificado qualquer movimento próximo. O veículo também possui rampas para facilitar o acesso dos cadeirantes.

A BYD promete ainda mais economia, menor custo de manutenção e bom desempenho do primeiro ônibus articulado e 100% elétrico do país, segundo o site olhar digital. Por funcionar a base de bateria, o veículo não emite gases nocivos ao meio-ambiente. A bateria do Attivi Express é composta de fosfato de ferro (LifePO4), com carga completa de três horas a autonomia de até 250 KM.

 

Adaptado de Secco Assessoria

 

 

 

 

 

 

 

1 COMENTÁRIO

  1. Bichão futurista, parece vindo do desenho dos Jetsons (cê tá doido) !! Que outras cidades sigam pelo mesmo itinerário. E Viva São José dos Campos, a cidade do Richeti !! Abraços pro Trucão, Paulinha, Jaime, Paquinha e toda equipe !!

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