Os números da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) mostram como foram vendas, produção e exportação em janeiro de 2024. A Associação destacou crescimento de mais de 3 mil veículos na produção de caminhões, mas também apresentou números negativos em vendas e exportação no primeiro mês do ano.
Confira os números do mês de janeiro:
Produção, Vendas e Exportação em janeiro de 2024
Na análise, entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024, foram registradas altas nos números de fabricação de caminhões. Com a produção de 7,9 mil veículos no mês, a elevação foi de 96,1% na comparação com o período no ano passado.
Em relação às vendas, 8,2 mil caminhões foram comercializados no primeiro mês de 2024, fechando janeiro com queda de 21,4%, se a comparação for com relação ao mesmo período de 2023, onde 10,5 mil caminhões foram emplacados.
Já nas exportações de veículos, janeiro apresentou uma redução no envio de veículos ao exterior. Foram enviadas 18,8 mil unidades no mês, redução de 43,0% em comparação com o mesmo período em 2023, quando o país exportou de 33 mil veículos.
O que diz a Anfavea sobre os números?
A Anfavea justificou os resultados de produção como uma retomada dos bons números no primeiro mês de 2024, com a elevação de quase o dobro de caminhões na comparação com janeiro do ano passado.
Em relação aos baixos números nas vendas, a Anfavea ainda justifica os números da transição do Proconve P8, responsável pelas quedas nos números em 2023, como um motivo para os números de janeiro, que não obtiveram crescimento na comparação com o mesmo período do ano passado.
A Anfavea ainda vê com bons olhos a chegada do Programa Mover, projeto do Governo Federal que tem como objetivo apoiar a descarbonização dos veículos brasileiros, promover o desenvolvimento tecnológico e fortalecer a competitividade global, além de conceder incentivos fiscais às empresas do ramo automotivo que investem em sustentabilidade e estabelece novas obrigações para a indústria automotiva, visando reduzir seu impacto ambiental.
De acordo com a associação, o programa também olha com bons olhos para os setores de caminhões e ônibus, podendo estimular a inovação tecnológica dos caminhões, com foco na evolução dos modelos pesados. Clique aqui e saiba mais sobre o projeto.
Vendas de Caminhões elétricos e a gás
A Associação aponta que 74 veículos movidos a novas propulsões, sendo 68 elétricas e a 6 a gás, foram comercializados em janeiro de 2024. Os números foram superiores a janeiro de 2023 quando apenas 35 unidades foram emplacadas, com 19 elétricos e 16 a gás.
Vale destacar que neste mês, a Associação não apresentou os números de caminhões e ônibus movidos a novas propulsões e de vendas de máquinas rodoviárias e agrícolas.
Veja também: Transporte de Cargas – O que os caminhoneiros precisam saber?
Por Daniel Santana com informações da Anfavea