quinta-feira, novembro 21, 2024

Projeto que regulamenta a venda de pneus reformados segue em pauta na Câmara

LegislaçãoProjeto que regulamenta a venda de pneus reformados segue em pauta na...

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que regulamenta a venda de pneus reformados, sejam eles recapeados, recauchutados ou remoldados. O objetivo do texto é permitir que o consumidor conheça a origem do produto, como, por exemplo, o ano de fabricação.

O que diz o texto?

O texto aprovado é o substitutivo do deputado Augusto Coutinho (Republicanos-PE) ao Projeto de Lei 345/22, do deputado Otoni de Paula (MDB-RJ). A redação original do projeto tratava apenas da venda de pneus remoldados. O relator ampliou as regras e estendeu para todos os produtos que sofrem reforma, desde a mais simples (recapagem) até a mais profunda (remoldagem).

De acordo com a proposta, o fornecedor deve identificar, em cada pneu, as especificações técnicas e de rastreabilidade, de forma legível e indelével, com base em regulamento. Hoje não há essa exigência, e o produto pode ser vendido com as especificações originais raspadas. O regulamento será definido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e poderá incluir padrões mínimos de segurança dos pneus reformados.

“Uma das principais falhas do mecanismo de mercado é a assimetria de informação. O comprador de um produto muitas vezes não conhece características fundamentais do produto que está sendo oferecido e, por causa disso, pode nem realizar a transação”, disse Coutinho.

O substitutivo deixa claro também que os pneus reformados não podem oferecer riscos aos consumidores. “Esclarecer que a atribuição deste risco será de quem reforma o pneu é uma garantia bastante importante para o consumidor”, alegou o relator. A proposta prevê ainda que os fornecedores que venderem o produto fora das especificações técnicas poderão sofrer alguma das sanções administrativas do Código de Defesa do Consumidor, como multa e apreensão do produto.

Tramitação

O PL 345/22 tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pelas comissões de Indústria, Comércio e Serviços; Defesa do Consumidor; e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Após passar por essas comissões, o texto irá à votação no Senado Federal e, se aprovado sem observações, seguirá para a Presidência da República, onde será decidida a sanção.

Pneu recapado no eixo de tração

Pneu recapado no eixo traseiro: pode ou não pode? O Pé na Estrada conferiu o que diz a legislação e consultou a PRF. Clique no vídeo abaixo e tire suas dúvidas.

Tá Rodando em Brasília

Tá rodando em Brasília é um boletim do Pé na Estrada que mostra os assuntos pertinentes ao mundo dos transportes, como projetos de lei que estão sendo discutidos na Câmara dos Deputados, Senado ou Presidência.

Todos os tópicos possuem links para que o leitor possa acessar diretamente a proposta e saber mais detalhes. Por fim, vale lembrar que todo cidadão pode e deve cobrar diretamente seus políticos quanto à aprovação ou não dos projetos.

Veja Também: Avança no Senado projeto que recomenda construção de áreas de escape em rodovias com declive

Por Daniel Santana com informações da Agência Câmara de Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados