quinta-feira, junho 20, 2024

Recebeu uma multa mas não é o infrator? Saiba em quais estados é possível indicar o condutor responsável via carteira digital de trânsito

Os condutores de seis estados brasileiros já podem utilizar a Carteira Digital de Trânsito (CDT) para apontar o verdadeiro infrator em uma multa quando o responsável pela infração não for o proprietário do veículo.

Antes, o processo de contestação da penalização nestes estados tinha que ser feito apenas em papel e de maneira presencial.

Como solicitar a mudança?

Para indicar o real infrator, basta informar, através do aplicativo, o nome e o CPF da pessoa responsável pela multa. Após isso, o indicado receberá uma notificação e precisará confirmar a culpa pela infração através da sua aceitação. Assim, ele assumirá a responsabilidade pela infração mencionada e os pontos serão registrados em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A indicação do verdadeiro infrator só pode ser realizada entre pessoas físicas e tanto o proprietário do veículo quanto o indicado devem possuir a CNH digital. O prazo para fazer a indicação é de 30 dias a partir da data da notificação da multa, e o indicado deve assinar a aceitação eletronicamente através do portal de serviços do governo, o Gov.br. Para isso, a pessoa deve ter uma conta nível ouro ou prata.

MAS ATENÇÃO: indicar outro condutor para se livrar de uma infração que você cometeu é crime de falsidade ideológica e pode render até cadeia, então, só faça a transferência se, de fato, foi o outro que cometeu a infração.

Os estados que oferecem essa funcionalidade

Nova ferramenta da Carteira Digital de Trânsito vai possibilitar venda de veículos por meio digital
Imagem: PNE

Com a inclusão de Alagoas no sistema, seis estados brasileiros disponibilizam essa funcionalidade para seus motoristas através da Carteira Digital de Trânsito. A indicação também é utilizada pelos órgãos de trânsito do Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.

Vale destacar que a tecnologia permite a indicação de condutores de qualquer um dos estados que a adotaram, desde que a infração tenha ocorrido dentro de seus limites.

“Esta é uma das várias funcionalidades que incluímos na CDT para facilitar a vida dos condutores, que agora também está disponível para os alagoanos […] A ideia é ampliar cada vez mais esse leque de serviços para tornar a vida dos condutores mais fácil”, afirmou o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.

Onde baixar a CDT?

Os condutores interessados em utilizar essa e outras funcionalidades da CDT, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e a venda digital de veículos, podem realizar o download gratuitamente do aplicativo na App Store e no Google Play.

Veja Também: Venda digital de veículos ultrapassa marca de 200 mil comercializações em 19 estados

Por Daniel Santana com informações do Ministério dos Transportes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados