Scania expõe 460 R 6X2 Super 100% biodiesel

NotíciasScania expõe 460 R 6X2 Super 100% biodiesel

A Scania e a revendedora, Casa Scania Brasdiesel, exibiram na Expodireto Cotrijalna cidade de Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul, o primeiro caminhão 100% movido a biodiesel na tração 6×2 do mercado.

No estande, além da exposição do primeiro caminhão Scania B100 na tração 6×2 (um modelo 460 R 6X2 Super), estavam presentes os modelos R 540 6X4 Plus e 560 R 6X4 Super, e o semipesado P 320 8×2. 

Leia mais: Caminhão da International com novo motor Scania

“Essa segunda venda de um produto B100, mostra que temos alternativas ao diesel para contribuir com a descarbonização do transporte. Dessa vez, vendemos o primeiro na tração 6×2. Com mais essa opção, haverá uma diversidade de aplicações e de segmentos, juntamente com as versões 6×4, para atender as necessidades de vários perfis de clientes. Temos certeza que será um sucesso a nossa parceria com a Brasdiesel, a responsável pelo negócio, a Catto Transportes e a 3tentos, quando começar a operação com o biodiesel 100%, a partir de maio de 2024”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.   

Scania e Brasdiesel expõem o primeiro caminhão 100% a biodiesel na tração 6x2 na Expodireto 2024
Scania e Brasdiesel expõem o primeiro caminhão 100% a biodiesel na tração 6×2 na Expodireto 2024

Como funciona o Diesel B100?

O diesel B100 não conta com a mistura do diesel proveniente do petróleo. Ele é composto de elementos a partir da transesterificação e esterificação de matérias graxas, de gorduras de origem vegetal ou animal.

O B100 pode ser utilizado em motores diesel sem a necessidade de modificações, e é uma alternativa mais sustentável por emitir até 80% menos gás carbônico em comparação ao diesel fóssil. Além disso, testes mostraram que o rendimento do B100 é equivalente ao do diesel fóssil, tornando-o uma opção viável para a descarbonização da matriz energética no transporte.

Leia mais: Produção e vendas de caminhões fecham fevereiro de 2024 em alta….

A pressão por diminuição da emissão de partículas de gases poluentes vem crescendo e, com isso, o biodiesel chegou como uma possível solução. Mas será que existem pontos negativos? Veja o que dizem mecânicos especializados em sistema de injeção.

 

 

 

Por Rodrigo Samy, com informações da Scania

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados