terça-feira, julho 16, 2024

Prefeitura do Rio adia início da restrição de caminhões na Avenida Brasil

Em nota divulgada neste domingo (10), o Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR) informou que a restrição de horário para a circulação de caminhões na Avenida Brasil, anunciada pela CET-Rio para o dia 16 de março, será adiada. 

Qual o motivo da restrição na Avenida Brasil?

Com o início das operações para ônibus no corredor TransBrasil do BRT junto com o Terminal Integrado Gentileza (TIG), em São Cristóvão, mudanças no trânsito acontecerão na região para suportar o aumento no fluxo de veículos na região, especificamente na Avenida Brasil.

Logo, as restrições acontecerão de formas distintas em cada faixa. Na pista central, a proibição será todos os dias das 4h às 22h entre Irajá e o Caju. Nas laterais, haverá intervenções pontuais: no sentido Centro, das 5h às 9h desde Irajá. No sentido Zona Oeste, a restrição será das 16h e 20h entre do início da via até a altura da Ilha do Governador.

A prefeitura da capital fluminense defende as mudanças alegando que no horário de pico da manhã, os caminhões são responsáveis por 32% do tráfego e, de tarde, 26% dos automóveis. Outro dado defendido pelo município é que em acidentes com caminhões demora 60% mais tempo para liberar a via.

O que diz a prefeitura sobre o adiamento?

A prefeitura do Rio defende, em nota, que as mudanças sempre tiveram como objetivo melhorar a circulação viária na principal via da cidade, se baseando em estudos sobre o grande fluxo de veículos pesados na avenida.

O município ainda argumenta que “diante do impacto das alterações, é preciso mais tempo para dialogar com todos os envolvidos nessa operação complexa, principalmente caminhoneiros e demais profissionais do setor de cargas.”

Novas reuniões serão marcadas com representantes dessas categorias para aprofundar o debate sobre as mudanças.

Veja Também: Confira o nosso mapa de restrições

Por Daniel Santana com informações da Prefeitura do Rio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados