Ainda que a base de 2017 fosse pequena, os resultados de 2018 deixaram as montadoras animadas. Enquanto 2017 fechou com 51.941 caminhões vendidos, 2018 surpreendeu e fechou com 75.987 unidades, um crescimento de 46,3%. Os dados são da Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.
O crescimento foi bem maior que o esperado. Enquanto a Anfavea projetou para 2018 79,5 mil unidades licenciadas de caminhões e ônibus, o que traria um crescimento para o setor de pesados de quase 25%, o real foram 91.068 unidades, ou seja, um crescimento de 43%.
Outros segmentos também cresceram. Em 2017 foram 1,8 milhão de automóveis vendidos, já 2018 fechou com 2,1 milhões de unidades licenciadas, um crescimento de 13,1%. Comerciais leves passaram de 320 mil para 376 mil unidades, aumentando em 17,5%. Máquinas agrícolas também tiveram crescimento, alcançando 47.777 unidades.
Caminhões
O setor de caminhões vinha amargando resultados muito baixos nos últimos anos, mas foi de longe o mercado com maior crescimento em 2018, 46,3%. Das quase 76 mil unidades vendidas, 34.782 foram de veículos pesados (mais de 40 toneladas de PBTC), o que representou 85,5% de alta. O agronegócio, mais uma vez, fez grande diferença no setor, porém, os números ainda estão muito abaixo do alcançado antes da crise.
![Vendas de caminhões em 2018 sobem, mas ainda estão longe de 2011](https://www.penaestrada.com.br/wp-content/uploads/2019/01/caminhoes.png)
Destaque também para os médios, caminhões com peso bruto total entre 10 e 15 toneladas, que venderam 7.664 unidades em 2018, um crescimento de 72,7% em relação a 2017.
2018 | 2017 | % | |
Total Caminhões | 75.987 | 51.941 | 46,3 |
Semileves | 4.114 | 3.522 | 16,8 |
Leves | 11.544 | 11.687 | -1,2 |
Médios | 7.675 | 4.443 | 72,7 |
Semipesados | 17.872 | 13.542 | 32,0 |
Pesados | 34.782 | 18.747 | 85,5 |
Dentre as montadoras, o resultado positivo foi generalizado, com exceção da Agrale, que caiu em vendas.
2018 | 2017 | % | |
Agrale | 57 | 119 | -52,1 |
Hyundai | 70 | 12 | 483,3 |
DAF | 2.343 | 1.048 | 123,6 |
Ford | 9.314 | 7.810 | 19,3 |
Iveco | 2.786 | 1.924 | 44,8 |
MAN | 20.242 | 14.207 | 42,5 |
Mercedes-Benz | 21.153 | 14.670 | 44,2 |
Scania | 8.643 | 5.754 | 50,2 |
Volvo | 10.642 | 5.953 | 78,8 |
Ônibus
O mercado de ônibus enfrentou situação bastante complicada nos últimos anos, com quase estabilidade em 2017. Mas 2018 chegou e os números subiram. Foram 15.081 unidades vendidas no ano passado versus 11.755 em 2017, um crescimento de 28,3%.
Aqui Agrale teve crescimento, mas o destaque ficou com Scania, que vendeu 45,6% a mais, e MAN, que subiu 57%.
2018 | 2017 | % | |
Total ônibus | 15.081 | 11.755 | 28,3 |
Agrale | 1.848 | 1.452 | 27,3 |
Iveco | 1.018 | 1.065 | -4,4 |
MAN | 3.417 | 2.176 | 57,0 |
Mercedes-Benz | 7.457 | 6.007 | 24,1 |
Scania | 760 | 522 | 45,6 |
Volvo | 430 | 341 | 26,1 |
Exportação
Já as exportações não tiveram seu melhor ano. O principal fator foi a crise na Argentina, grande destino dos veículos produzidos aqui. Queda nas unidades enviadas ao México também afetaram o resultado. Ainda assim, mesmo retraindo quase 18%, 2018 ainda foi o segundo melhor ano para exportações desde 2008.
![Vendas de caminhões em 2018 sobem, mas exportação cai](https://www.penaestrada.com.br/wp-content/uploads/2019/01/exportacao.png)
Para 2019
As expectativas são boas no setor para 2019. A Anfavea acredita em um crescimento de 15,3% no licenciamento de pesados (caminhões e ônibus) e 11,3% dos leves.
Por Paula Toco