quinta-feira, novembro 21, 2024

Vendas de veículos pela CDT aproximam-se da marca de 110 mil transações no país

NotíciasVendas de veículos pela CDT aproximam-se da marca de 110 mil transações...

A funcionalidade Venda Digital, da Carteira Digital de Trânsito (CDT), atingiu a marca de 110 mil negócios realizados em todo o Brasil. Lançada em março de 2022, a tecnologia tem por objetivo reduzir a burocracia ao dispensar a necessidade de reconhecimento firma ou assinar contrato em papel, exigindo apenas a assinatura digital do gov.br e biometria facial, por meio do aplicativo da CDT.

A tecnologia é uma iniciativa do Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Números Totais de Vendas

Ao todo, desde a inserção da funcionalidade no aplicativo, foram realizadas 109.499 mil vendas de veículos, sendo o Rio de Janeiro o estado que registrou o maior número de transações até o momento: 39.902 negociações.

A ferramenta está disponível em 17 unidades da Federação. Ou seja, é possível realizar transações de veículos registrados nos seguintes estados: Acre, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, e Sergipe. 

Vendas de Veículos no App CDT
Fonte: Senatran/Serpro. Arte: PNE

Como funciona a Venda Digital?

Pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, o vendedor indica o CPF do comprador e manifesta a intenção de venda. O órgão local de trânsito onde ocorreu o registro do veículo toma conhecimento e permite a geração da Autorização para Transferência da Propriedade do Veículo (ATPVe), que aparece na CDT e é assinado eletronicamente por ambas as partes.

O Ministério da Infraestrutura afirma que a transação é segura, pois exige a autenticação no gov.br e biometria facial para a assinatura digital. A Venda Digital está disponível para proprietários de veículos com documentos emitidos a partir de 4 de janeiro de 2021, data em que o antigo Documento Único de Transferência (DUT) foi substituído pela versão digital, a ATPV-e. Ao todo, mais de 27 milhões de pessoas possuem documentos emitidos a partir desta data.

Onde baixar a CDT?

Os condutores interessados nessa e em outras funcionalidades da CDT, como a Carteira Nacional de Habilitação, a CNH e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, a CRLV, podem realizar o download de forma gratuita do aplicativo na App Store e no Google Play.

Veja Também: Usuários podem acessar novas regras do CTB pela CNH digital

Por Daniel Santana com informações do Ministério da Infraestrutura

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados