Com foco na renovação, a Volvo abre primeira fábrica para montagem de baterias, em Ghent, cidade portuária no noroeste da Bélgica. A planta irá produzir as unidades de energia para os caminhões elétricos pesados da montadora sueca. O objetivo da marca é que toda a sua gama de produtos esteja livre de combustíveis de origem fóssil até 2040.
Os caminhões contemplados
Na nova fábrica da Volvo, as células e módulos da Samsung SDI serão montados em baterias feitas sob medida para a linha elétrica de pesados da Volvo. Os modelos contemplados com a tecnologia são os três da linha F:
- Volvo FH;
- Volvo FM;
- Volvo FMX.
Especificações das baterias
De acordo com informações da Volvo, cada bateria tem capacidade de 90 kWh e o transportador pode ter até seis baterias (540 kWh) em um caminhão. O número de baterias depende da necessidade de autonomia específica de cada operação e das demandas de carga.
Roger Alm, presidente da Volvo Trucks, afirma que essa integração do processo de montagem da bateria no fluxo de produção da marca, pode encurtar o tempo de entrega aos clientes.
Foco nos elétricos
Em 2019, a Volvo iniciou a produção dos modelos Volvo FL Electric e Volvo FE Electric. São caminhões elétricos semipesados, feitos para operações de distribuição urbana e transporte de resíduos sólidos.
Já em 2020, a marca disponibilizou o VNR Electric para comercialização na América do Norte. O modelo foi projetado para aplicações de distribuição regional.
Com a produção de novos modelos 100% elétricos a partir deste ano na Europa, a montadora passa a oferecer seis modelos de caminhões elétricos em todo o mundo, cobrindo desde as operações urbanas, transporte regional e obras de construção civil, entre outras funções. Com o início das operações na nova fábrica, a perspectiva de evolução é ainda maior, segundo Alm:
“Com o rápido desenvolvimento de redes de recarga e melhorias na tecnologia de baterias, estou convencido de que veremos uma rápida transformação de toda a indústria de caminhões em um futuro muito próximo”.
Além disso, vale destacar que a Volvo ainda informou que a produção em série terá início no terceiro trimestre deste ano.
As recentes inovações da Volvo no Brasil
Recentemente, informamos aqui no Pé Na Estrada, que a Volvo havia concluído a expansão do seu campo de provas de caminhões e ônibus na América Latina. Localizada na fábrica de Curitiba (PR), a estrutura é considerada a mais moderna instalação do gênero da Volvo fora da Europa.
De acordo com informações da montadora, a área total do campo de provas tem cerca de 87 mil m². O local conta com sete diferentes pistas para testes de durabilidade, estabilidade, freios, conforto, certificação de ruído, dinâmica veicular e rampas de teste.
As pistas foram preparadas para a capacidade de carga de 21 toneladas por eixo, mais que o dobro dos limites das rodovias do Brasil. Todo o design e a conceituação da estrutura latino-americana de testes são resultado do conhecimento dos especialistas da Volvo, em conjunto com os engenheiros brasileiros.
Há alguns meses, a montadora anunciou que pretende investir cerca de 1,5 bilhões de reais no período de 2022/2025 em solo brasileiro. A princípio, os recursos serão voltados principalmente para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços.
Por Daniel Santana com informações da Assessoria Volvo