segunda-feira, maio 23, 2022

Volvo moderniza seu campo de provas de caminhões e ônibus em Curitiba

Focando em modernização, a Volvo concluiu a expansão do seu campo de provas de caminhões e ônibus na América Latina. Localizada na fábrica de Curitiba (PR), a estrutura é considerada a mais moderna instalação do gênero da Volvo fora da Europa.

O Campo de Provas da Volvo

O Campo de Provas da Volvo
Divulgação: Volvo

De acordo com informações da montadora, a área total do campo de provas tem cerca de 87 mil m². O local conta com sete diferentes pistas para testes de durabilidade, estabilidade, freios, conforto, certificação de ruído, dinâmica veicular e rampas de teste.

No complexo, os engenheiros e técnicos da Volvo usam métodos de testes que vêm sendo constantemente desenvolvidos e aprimorados para acompanhar a evolução do mercado e as aplicações dos caminhões. Dessa forma, a estrutura também permite uma integração com as demais áreas de negócio do Grupo Volvo, bem como a redução de emissões de gases, uma vez que os testes são concentrados, otimizados, e realizados dentro da própria fábrica.

Padrão Volvo de testes

Todos os protocolos de teste de veículos no Brasil estão correlacionados com as demais pistas da Volvo no mundo. A marca tem estruturas semelhantes na Suécia (país sede), Estados Unidos, França e Índia.

No Brasil, as pistas foram preparadas para a capacidade de carga de 21 toneladas por eixo, mais que o dobro dos limites das rodovias do país. Todo o design e a conceituação da estrutura latino-americana de testes são resultado do conhecimento dos especialistas da Volvo, em conjunto com os engenheiros brasileiros.

Além disso, as obras se estenderam por quase três anos e demandaram um esforço de várias áreas da montadora, principalmente da engenharia do Brasil e da Suécia. Em seu período de construção, foram movimentados 170 mil m³ de terra, o equivalente a 14 mil caminhões caçamba.

O que afirma a Volvo?

Padrão Volvo de testes
Divulgação: Volvo

Nesse sentido, a montadora aposta nesse novo investimento, para maior desenvolvimento de seus veículos. De acordo com Rafael Barreto, diretor de engenharia de testes da Volvo na América Latina, a ampliação da infraestrutura e a reprodução das pistas encontradas pelo país são fundamentais para melhores diagnósticos nos testes:

“Todos os testes feitos com os veículos aqui terão correspondência e validade para os mercados mundiais mais exigentes […] Os testes realizados neste novo campo de provas reproduzem todas as condições encontradas nas estradas do Brasil e de toda a América Latina”.

Outras montadoras

Pistas de testes são de extrema importância para as montadoras de veículos. Se os testes tivessem que ser feitos apenas em aplicações reais, muito mais tempo e dinheiro seria gasto. Por isso mesmo as montadoras investem cada vez mais em suas pistas. Já visitamos o campo de provas de várias delas. Clique no nome da marca para conhecer cada um.

Mercedes-Benz      Volkswagen      Iveco

 

Veja Também: Hexatrem – o trem sobre rodas da Volvo

Por Daniel Santana com informações da Assessoria Volvo

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados