segunda-feira, abril 29, 2024

Volvo inicia produção em série de caminhões elétricos pesados na Suécia

Nesta semana, a Volvo iniciou na Suécia a produção em série de seus caminhões elétricos pesados: Volvo FH, FM e FMX, modelos com capacidade total de até 44 toneladas. Com isso, a marca torna-se a primeira a fabricar caminhões elétricos pesados em escala industrial de forma regular.

A fabricação em série dos elétricos pesados começou na fábrica de Tuve, em Gotemburgo, na Suécia, e em 2023 chegará à planta de Ghent, na Bélgica. Os pesados elétricos são fabricados na mesma linha de montagem dos veículos com motor a combustão. Já as baterias são fornecidas pela nova unidade de montagem de baterias da Volvo em Ghent.

De acordo com Roger Alm, presidente mundial da Volvo Trucks, a montadora sueca pretende expandir a produção de elétricos em vários países pelo mundo: “Este é um marco que comprova que estamos liderando essa transformação da indústria, com a produção em série dos nossos pesados elétricos para atender os transportadores em toda a Europa. À frente, temos planos de introdução destes veículos também em outras regiões e continentes”.

Planos de expansão na produção de elétricos

Planos de expansão na produção de elétricos
Divulgação: Volvo

No momento, a Volvo está produzindo em série seis modelos elétricos, entre semipesados e pesados. Segundo informações da montadora, a linha elétrica da marca tem condições de atender boa parte da demanda de transportes na Europa. De acordo com as estatísticas da Eurostat (2018), 45% de todas as mercadorias que circulam nas estradas do continente europeu viajam distâncias inferiores a 300 km.

“Já comercializamos cerca de 1.000 caminhões elétricos pesados. Incluindo outras faixas de peso, já são mais de 2.600 elétricos Volvo. Nossa expectativa é de que os volumes aumentem significativamente nos próximos anos. Até 2030, pelo menos 50% dos caminhões que venderemos globalmente deverão ser elétricos.” destaca Alm.

Vale destacar que a linha elétrica de caminhões da Volvo que roda em solo europeu já atende diversos tipos de aplicações, como distribuição urbana, coleta de lixo, transporte regional e canteiros de obras.

Veja Também: Volvo moderniza seu campo de provas de caminhões e ônibus em Curitiba

Por Daniel Santana com informações da Assessoria Volvo

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