VUC 100% elétrico BYD ET5 7.200 a partir de R$ 589 mil. O anúncio foi feito na Intermodal 2024, uma das principais feiras de logística do país. Com a chegada de mais um integrante, a chinesa passa a ter duas opções para distâncias curtas, além da linha de automóveis.
O caminhão ET5 7.200 100% elétrico tem autonomia de 190 km e capacidade para carregar até 3.900 kg, PBT de quase 7 toneladas. O motor elétrico do modelo tem 197 cv e 330 Nm. Ele está acoplado a uma transmissão automática de 4 velocidades. A tração é 4×2.
Segundo o head de vendas corporativas da BYD, Fábio Campos, o preço sugerido já está aferido com a nova taxa de importação. Ele acrescentou que a fabricante terá mais novidades no decorrer do ano, todos os modelos mais focados em operações urbanas.
O executivo também disse que não acredita na proposta de um caminhão elétrico grande com autonomia baixa. “Há estudos na nossa unidade e no mundo. Mas ainda há um desafio em diminuir o peso das baterias, ampliar a capacidade de rodagem e de carga. Acredito que a hora que os caminhões de longa distância alcançarem uma autonomia de 600 km, aí, talvez seja o momento”, comentou.
Concorrência acirrada entre os chineses
A JAC, também fabricante chinesa, tem o E-JT 9,5. Modelo com maior capacidade de carga (6.170 kg) e com PBT de 9,5 toneladas. Com capacidade máxima de 89 kWh, o motor elétrico desenvolve 235 cv e 1.050 Nm. É um torque alto para um veículo com 10 toneladas, garantindo agilidade no trânsito. O valor sugerido é de R$ 559.900.
Outro modelo da JAC é o iEV1200T. Ele tem PTB de 7,5 toneladas e capacidade de carga líquida de 4 toneladas. Há também a versão Plus, PTB de 8,5 toneladas e carga máxima de 5. O preço sugerido parte de R$ 509.900.
Com isso, agora são mais opções de VUC elétricos, sem contar os modelos com chassi como a Transit, recentemente lançado pela Ford, e o que já existia no portfólio JAC E-JV CC com valor sugerido de R$ 475.900. Vale analisar as necessidades e aplicações para fazer a aquisição de maneira correta e levando em consideração o tipo do motor, limpo, mas ainda não tão consagrado e acessível para reparos quanto ao diesel.
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Por Rodrigo Samy com informaçãoes da BYD
Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.