A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou três versões de extrapesados, antecipando as novidades da marca na Fenatran 2024.
Duas versões são da família Meteor e uma da Constellation. As versões chegam embaladas no bom desempenho do mercado de caminhões.
VW Meteor Highline HD
A família Meteor ganhou dois modelos que acompanham o pacote Highline, trazendo uma melhor experiência de dirigibilidade e conectividade.
O 28.480 HD, por exemplo, ganhou eixos reforçados, proporcionando aumento de 5% na capacidade de tração e maior resistência ao veículo. O gigante agora pode transportar até 58,5 toneladas, o que o habilita a receber implementos de quatro eixos.
Projetados para atender às demandas das operações do segmento, os cavalos mecânicos são preparados para maior capacidade de 58,5 toneladas de fábrica, graças ao eixo MS 13-18X0 HD e em linha com a nova regulamentação do Contran 882/21. Isso proporciona maior versatilidade de aplicações, melhor performance e durabilidade superiores.
O projeto envolveu também o reforço de componentes como caixa do diferencial, rolamentos e planetárias, mudanças que refletem na durabilidade e capacidade de tração do veículo, reduzindo os custos com manutenção e aumentando a vida útil dos caminhões.
VW Meteor Highline 29.530
Outra novidade da VW Caminhões é o 29.530 da família Meteor, agora com o freio retarder, sistema que está disponível também no novo modelo 28.480 HD.
O item garante segurança, controle e eficiência nas operações. O componente já está disponível como opcional, possibilitando a otimização do custo total de operação e aumento significativo da vida útil dos componentes.
O que é o freio retarder, que chaga como novidade nos Meteor?
O freio retarder é um sistema auxiliar de frenagem que funciona de maneira independente, diminuindo de forma expressiva o uso e o desgaste dos freios de serviço.
Ao ser ativado, cria resistência hidráulica no eixo de saída da transmissão, aumentando de forma muito significativa a potência de frenagem e reduzindo a velocidade do veículo de forma suave e controlada.
Com seis estágios de acionamento, o sistema atua de forma automática, mas pode também ser gerenciado manualmente através da alavanca na coluna de direção.
Essas características o tornam especialmente útil em descidas prolongadas, garantindo eficiência, confiabilidade e segurança com uma potência combinada de até 1.225 cv.
Do ponto de vista operacional, é possível mencionar vantagens como menor desgaste de peças como lonas e tambores de freio, melhor aproveitamento das viagens e manutenção simples.
O dispositivo permite ainda que os veículos mantenham a velocidade média maior. E, ao reduzir a necessidade de frenagens frequentes, não apenas gera economia de combustível, como também diminui as emissões, alinhando-se a padrões de sustentabilidade.
O freio retarder se ajusta com o peso da carga
Os modelos equipados com o retarder contam com uma ferramenta inteligente para controle e auxílio na frenagem. Batizado de nível máximo inteligente, o sistema seleciona automaticamente a potência máxima de frenagem com base na carga transportada pelo veículo, na configuração dos eixos traseiros e no atrito com o solo.
Além de garantir a estabilidade do caminhão em frenagens emergenciais, o sistema confere mais agilidade, segurança e confiabilidade em situações de adversidade na pista.
Pensando no conforto e experiência do motorista ao longo da viagem, os Meteor chegam também ao mercado com os controles de velocidade de cruzeiro associados ao retarder. Quando acionados, os sistemas trabalham para manutenção da velocidade definida pelo condutor.
Tecnologia digital e conectividade se agregam aos diferenciais dos modelos com o pacote Highline que oferece novo painel de instrumentos, central multimídia e outras soluções.
A eficiência também é beneficiada no novo Meteor 28.480 HD, nomenclatura que traduz seu novo Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de até 58,5 toneladas graças ao eixo do modelo.
Novo Constellation 20.480 – 13 litros
O Constellation é um querido da marca e não é à toa, o modelo somente este ano, entre janeiro e agosto, foi vendido quase 10 mil unidades. Por isso, não poderiam faltar novidades em relação à família Constellation em 2024. Uma delas é o lançamento do novo 20.480 4×2, preparado para transportar até 56 toneladas.
Alinhado ao slogan “menos você não quer, mais você não precisa”, que consagrou a marca no início dos anos 2000, o modelo traz motor de 13 litros com 480 cv e 2.400 Nm.
Segundo a VW, esse modelo pode atuar em vários segmentos como logística de fábrica, linhas féreas, carga seca, entre outros.
A marca também disse que esse modelo foi criado para atender a demanda do mercado e caso o frotista necessite de mais tração é só chamar o Meteor que está aí para atender às outras configurações.
O novo Constelattion 4×2 agora tem o PBTC de 56 toneladas
Com 56 toneladas de PBTC, o modelo se posiciona num segmento intermediário na oferta atual: antes as opções eram de 45 ou, já na versão 6×2, 58,5 toneladas.
Para o ganho de capacidade no portfólio extrapesado 4×2 da montadora, um componente faz toda a diferença: o motor D26 de 13 litros, 480 cavalos e torque de 2.400 Nm, o mais potente da categoria.
Ele está acoplado a transmissão automatizada V-Tronic de 12 velocidades e alto nível de eletrônica embarcada. O que oferece opção de modos de condução e tecnologia preditiva para troca de marchas, visando a uma maior eficiência da operação e consumo. Tudo de série. Está equipado ainda com freio motor auxiliar de 428 cavalos para garantir ainda mais performance.
Suspensão pneumática integral
Com entre-eixo de 3.600 mm, todo o conjunto do chassi está reforçado e pronto para encarar as mais severas aplicações. Todos os componentes foram otimizados para a maior capacidade de carga, com nova longarina, travessas e quinta-roda para facilitar engates dos implementos.
Dois tanques de alumínio de 470 litros de combustível compõem o veículo para agilizar a logística operacional, garantindo a maior autonomia da categoria.
Entre as configurações de série, a suspensão pneumática integral com quatro bolsões também vai agregar comodidade e conforto para o motorista. Além de beneficiar a segurança da carga.
O modelo já chega com um sistema inteligente de leitura da carga por eixo e com a possibilidade para redistribuição de forma a equilibrar o peso em cada eixo.
Adicionalmente, o motorista tem a opção de programar os bolsões de ar para ajustar a altura do implemento durante o carregamento ou o descarregamento. Tudo executado remotamente de dentro da cabine.
Futuro mais sustentável
Em meio as saídas para a descarbonização apresentados pelas montadoras na feira da IAA Transportation 2024, na Europa, com modelos elétricos, os extrapesados à combustão da VW seguem as normas do Euro 6/Proconve P8.
Segundo a montadora, na fábrica da VW Caminhões e Ônibus em Resende (RJ), a produção dos pesados à combustão ainda é predominante. A VW ainda diz que o mercado está se familiarizando com os elétricos, o que reflete na produção, somando apenas 1% de veículos desse segmento produzidos na fábrica. Mas ressalta que estudos dentro do grupo estão sendo feitos.
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Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.
Este com certeza é uma máquina na estrada, que coisa linda ein.