A Volkswagen Caminhões e Ônibus confirmou o início da produção de seu ônibus elétrico em 2024. O modelo chamado e-Volksbus está em desenvolvimento no centro mundial de engenharia da VWCO, em Resende (RJ).
Ele foi resultado de todo conhecimento acumulado pela empresa nos cinco anos de experiência com o primeiro caminhão elétrico feito 100% no Brasil, o e-Delivery. Os dois veículos, inclusive, têm tecnologias e componentes compartilhados para fazer frente às severas condições de operação no país.
Eletromobilidade e o futuro do Transporte
Essa confirmação ocorre no fórum “RJ Eletromobilidade – Nova Matriz Energética e o Futuro do Transportes Rodoviário por Ônibus no Estado do Rio de Janeiro”.
Organizado pelo Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ), em parceria com a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), o encontro ocorre nos dias 12 e 13 de março, das 9h às 17h, no Estádio de Remo da Lagoa, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro.
“Estamos dando mais um passo para a eletromobilidade no transporte urbano. Depois de acumularmos quilometragens suficientes em testes com o chassi elétrico da VWCO e também com o primeiro caminhão elétrico desenvolvido no país, daremos início à produção no segundo semestre de 2024. Esta será uma etapa importante para a adaptação do produto na linha de produção”, afirma Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
O que virá no e-Volksbus?
O e-Volksbus iniciou seus primeiros testes em maio do ano passado. O modelo apresentado no evento tem capacidade de 22 toneladas e uma autonomia de até 250 km, com sistema de carregamento voltado ao período noturno para maximizar a produtividade.
Além disso, vem com sistema de frenagem regenerativa, que maximiza a autonomia da bateria e reduz o desgaste dos freios do veículo, e o sistema Eco-Drive Mode, que ajusta o consumo de energia do veículo.
Outro diferencial é que tem proteção contra inundação, adequando o produto às realidades de operação nacional. Também estará equipado com sistema de ajoelhamento, sistema que absorve as irregularidades do solo e que permite maior acessibilidade dos passageiros, pois conta com suspensão pneumática integral.
e-Volksbus também tem linha para superarticulado
Ainda na fase protótipo, o modelo utiliza a solução exclusiva de arquitetura modular para construção de veículos elétricos, podendo produzir desde um micro-ônibus de nove metros até um superarticulado de 23 metros.
A configuração foi concebida pela Engenharia Volkswagen Caminhões e Ônibus no Brasil, que agiliza a adaptação para as diferentes plataformas de caminhões e ônibus Volkswagen. A configuração permite dividir o veículo em três módulos principais: módulo frontal, módulo central e módulo traseiro.
BYD e Volvo também têm ônibus elétricos circulando no Brasil
Recentemente, a BYD entregou o primeiro ônibus 100% elétrico superarticulado para o estado de Goiás. Com 23 metros, piso alto, 250 km de autonomia, o modelo D11A é o primeiro modelo a rodar no mundo com essas caraterísticas.
O modelo vem equipado com 516 kWh em capacidade de bateria e piso com elevador para pessoas com deficiência. A princípio foram adquiridos seis ônibus do modelo D11A, mas o projeto prevê mais 59 veículos do mesmo tipo.
A cidade de São Paulo recebeu no ano passado uma frota com 50 ônibus. A entrega fez parte do plano de transição energética da capital, prevista em lei, e que tem como meta eletrificar pelo menos 20% da frota municipal até 2024.
Os primeiros ônibus são produzidos pela Eletra e usam baterias WEG e carroceria Caio. Já em janeiro, foi a vez da Marcopolo com a Attivi Integral se comprometer com a entrega de mais 400 unidades para a maior cidade do Brasil.
Grupo Traton e a Volkswagen
As marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus, Scania, MAN e Navistar, a Traton SE é controladora do Grupo Traton e um dos principais fabricantes de veículos comerciais. Seu portfólio de produtos inclui caminhões, ônibus e veículos comerciais leves.
Relembrando sua aparição na Europa em 2018, o grupo pôde diversificar os veículos VW no continente. Por lá, a marca era conhecida apenas pelo segmento de vans, além da fabricação de automóveis. Com a chegada do grupo, a VW teve um novo segmento específico para caminhões e ônibus, como já acontecia no Brasil.
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Por Thaís Corrêa com informações da Volkswagen Caminhões e Ônibus
Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.