segunda-feira, fevereiro 26, 2024

Volkswagen entregará mais de 5 mil ônibus para o programa Caminho da Escola

A Volkswagen Caminhões e Ônibus será responsável por fornecer mais 5.600 novos veículos na mais recente licitação para o programa Caminho da Escola. Este é o maior lote conquistado pela empresa desde a criação dessa iniciativa pelo Governo Federal.

As unidades poderão ser encomendadas e entregues até o fim de 2024, ampliando assim a frota de transporte escolar no país e garantindo acesso à educação para crianças e adolescentes.

Neste ano, a Volkswagen celebra 15 anos desde a entrega das primeiras unidades para a iniciativa. Durante esse período, mais de 27 mil ônibus da montadora alemã foram distribuídos por mais de cinco mil municípios do país, transportando cerca de 27 milhões de estudantes nos lugares mais remotos do Brasil.

“É uma grande honra saber que estamos contribuindo para o acesso de estudantes brasileiros à educação, com uma frota que agora vai superar a marca de 30 mil unidades Volkswagen nesse importante programa”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Modelos oferecidos para o programa

Modelos caminhos da escola VW
Divulgação: Volkswagen Caminhões e Ônibus

Nessa licitação, a Volkswagen irá fornecer 4 mil veículos na configuração ORE 1, construída com base no chassi Volksbus 8.180E, e mais 1.600 unidades Onurea configuradas no Volksbus 8.180.

Ambos são novidades na linha de ônibus da montadora e estão equipados com motor ISF 3.8L, quatro cilindros, e transmissão manual de seis velocidades, além de serem equipados com ar-condicionado. Os veículos podem transportar até 29 estudantes e oferecem duas opções de acessibilidade, sendo plataforma elevatória ou dispositivo de poltrona móvel (DPM).

Programa Caminho da Escola

Operado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o programa Caminho da Escola foi criado em 2007 para renovar e ampliar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar. O projeto busca ampliar, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também padroniza os veículos de transporte escolar, reduz os preços dos veículos e aumenta a transparência das aquisições.

Entrevista com Ricardo Alouche – Volkswagen

No mês de agosto, Pedro Trucão conversou com Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Eles discutiram as novidades da montadora alemã, o programa de renovação de frota e tiraram dúvidas dos estradeiros. Clique no player abaixo e confira:

Veja Também: Volkswagen apresenta nova linha Volksbus e revela protótipo elétrico

Por Daniel Santana com informações da VWCO News

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados