sexta-feira, dezembro 13, 2024

Volkswagen apresenta nova linha Volksbus e revela protótipo elétrico

LançamentosVolkswagen apresenta nova linha Volksbus e revela protótipo elétrico

A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou nesta semana a mais nova linha do Volksbus, o segmento de ônibus da montadora. Dentre as novidades, estão uma versão remodelada do 18.230 com câmbio automático e um modelo elétrico, o E-Volksbus, que ainda está em fase de testes na fábrica de Resende (RJ).

O lançamento desta linha faz parte das comemorações de 30 anos do primeiro modelo Volksbus fabricado no Brasil, o 16.180. A montadora ainda destacou que 500 Volksbus movidos a nova tecnologia Euro 6 já estão em negociação, sendo que parte dos chassis está em fase de encarroçamento e há também unidades em produção. A Volks investiu, até o momento, mais de 1 bilhão de reais para adaptar seu portfólio às novas normas de emissões.

A nova linha Volksbus

A montadora alemã revelou oito novas versões da linha Volksbus, que se dividem em três categorias: Mini/Micro-ônibus, Motor Traseiro e Motor Dianteiro. Os modelos se desdobram em mais de 50 variações para contemplar diferentes aplicações, com configurações especiais para operação em terrenos rurais ou visando maior conforto com as mudanças na suspensão pneumática, por exemplo, além do entre-eixo adaptado à necessidade de transporte do cliente.

  • Mini/Micro-ônibus

Mini/Micro-ônibus
Divulgação: Volkswagen

A montadora alemã lança sua versão de 8 toneladas para o Volksbus e agora disponibiliza três modelos com suspensão reforçada, bloqueio de diferencial, plataforma elevada e ângulo de ataque adequado à aplicação: os Volksbus 8.180 R (Rural), 11.180 R e 15.210 R.

  • O 8.180 R é o mais novo modelo da linha, que está disponível nas versões urbano, fretamento e escolar. Está equipado com motor ISF 3.8L, quatro cilindros de 180 cv e com transmissão manual de seis velocidades. Pode receber carrocerias de até 8 metros, transportando até 25 passageiros.
  • Já o Volksbus 11.180 R chega para substituir o modelo de 10 toneladas. Também equipado com motor ISF, quatro cilindros e 180 cv com transmissão manual de seis velocidades, o chassi pode receber carrocerias de até 11 metros, transportando até 38 passageiros.
  • Por fim, o modelo rural de 15 toneladas, bastante utilizado no projeto Caminho da Escola, vem com um chassi com motor dianteiro D08, quatro cilindros, 210 cv, transmissão manual de seis velocidades ou automática de oito velocidades. Pode receber carrocerias de até 12 metros e transportar até 38 passageiros sentados.
  • Motor Dianteiro

Motor Dianteiro
Imagem: PNE

Em relação aos modelos com motor dianteiro, a montadora apresentou três versões do Volksbus: 15.210, 17.230 e 17.260.

  • 15.210: chega com motor dianteiro D08, quatro cilindros, 210 cv, transmissão manual de seis velocidades ou automática de oito velocidades e está disponível na versão rural (R) e com suspensão pneumática (S). O modelo pode rodar com carrocerias de até 12 metros, e na versão urbana transporta até 38 passageiros sentados;
  • 17.230: também conta com motor dianteiro D08, quatro cilindros, 230 cv, transmissão manual de seis velocidades ou automática de oito velocidades e está disponível na versão com suspensão pneumática (S). Recebe carrocerias de até 13,6 metros e transporta até 42 passageiros sentados na versão urbana;
  • 17.260: vem com motor dianteiro D08, seis cilindros, 260 cv, transmissão manual de seis velocidades ou automática de oito velocidades, disponível na versão com suspensão pneumática (S). Suas carrocerias têm até 13,6 metros para até 48 passageiros sentados na versão fretamento.
  • Motor Traseiro
Motor Traseiro
Imagem: PNE

Por fim, o 18.320 chega com diversas mudanças. A montadora destaca que o Chassi do modelo foi completamente remodelado. O veículo conta com transmissão automática de caixa, suspensão pneumática integral e, segundo a Volks, pode proporcionar até 5% de economia no motor.

O modelo chega em duas versões:

  • 18.320 SL: chassi de piso baixo, com acessibilidade para aplicações urbanas, suspensão pneumática controlada eletronicamente. O modelo é equipado com motor D08, seis cilindros, 320 cv e transmissão automática de oito velocidades. Pode receber carrocerias urbanas de até 14 metros, conduzindo até 40 passageiros sentados.
  • 18.320 SH: chassi de piso alto, com suspensão pneumática controlada eletronicamente, equipado com motor D08, seis cilindros, 320 cv e transmissão automática de oito velocidades. Recebe carrocerias de até 14 metros, transportando até 50 passageiros sentados nas versões fretamento e rodoviárias.

Mudanças na linha Volksbus

  • Suspensão Pneumática

A Volkswagen também traz novidades na linha de suspensões pneumáticas para o transporte de passageiros. Dos Volksbus de 9 a 18 toneladas, todos os chassis dispõem dessa configuração para escolha dos clientes.

Além disso, a marca traz outras melhorias, como o novo volante multifuncional que vem com coluna com multirregulagem de série para contemplar as mais variadas alturas de condutor. A alavanca do câmbio foi reposicionada no painel para facilitar a direção e, nas versões de 18 toneladas, ela vem integrada à coluna de direção. Segundo a montadora, o novo sistema de direção está atuando com maior precisão e reduz em até 30% o esforço nas manobras.

Já o painel completa essa composição de forma a favorecer o melhor ângulo de visão para o motorista, agregando também mais 70 funcionalidades a fim de facilitar a operação do veículo, com dados que possam apoiar o dia a dia do condutor. As opções vão desde informações sobre a viagem, consumo, autonomia, desempenho na direção até indicações de falhas e diagnósticos. E tudo pode ser personalizável.

O pacote tecnológico da VWCO para seus chassis também inclui o avanço das transmissões automáticas, que ganham espaço no portfólio, exclusividade da Volkswagen no mercado, de acordo com a fabricante. Para a família Volksbus com motor dianteiro está disponível a versão de oito velocidades. Já para os modelos com motores traseiros, são duas opções: seis velocidades para o veículo piso baixo e oito velocidades para o piso alto.

Transmissão Automática do 15-210. Imagem: PNE
Transmissão Automática do 15-210. Imagem: PNE
  • Segurança Ativa de Série

A linha Volksbus também vem com um pacote de tecnologias de série que atuam de forma automática. Precisão para partida em rampa, maior estabilidade em curvas, máxima aderência ao solo, além de controles de frenagem, são algumas das soluções de inteligência embarcadas nos ônibus VW e que já saem disponíveis como padrão de fábrica.

O pacote de segurança incluído nos modelos conta com: assistente de partida em rampa (HSA, da sigla em inglês); controle de estabilidade (ESC); controle de tração (ATC é a sigla em inglês) e o sistema antitravamento das rodas e distribuição de frenagem (ABS e EBD respectivamente).

Outro item importante presente na linha Volksbus para segurança dos passageiros é o bloqueio de partida do ônibus com portas abertas (Door Brake), que impede também que elas sejam abertas com o veículo em movimento.

O E-Volksbus

O E-Volksbus
Imagem: PNE

Outro destaque dos lançamentos foi a apresentação do E-Volksbus, versão elétrica do portfólio de ônibus da Volkswagen destinado à mobilidade urbana. O veículo ainda passa por uma série de testes na planta da montadora em Resende, no interior do Rio de Janeiro, onde também fica o centro mundial de pesquisa da Volks.

Essa etapa preliminar envolve rodagens no campo de provas desse centro, além da circulação em cidades próximas. A montadora adiantou que, quando lançadas, algumas unidades serão destinadas para o transporte público da cidade de São Paulo.

A configuração permite dividir o veículo em três módulos principais: módulo frontal, módulo central e módulo traseiro. A engenharia da VWCO pode alterar a composição de cada módulo. Trata-se de um conceito para flexibilizar a construção de veículos elétricos e liberar mais espaço para baterias. Isso possibilita criar distintos arranjos e combinar diferentes módulos para derivar do veículo base novos modelos elétricos.

Além disso, os pacotes modulares são totalmente independentes, tornando mais simples a utilização de diferentes componentes e conceitos e possibilitando as mais amplas sinergias entre as empresas do Grupo e parceiros.

“O protótipo é pra mostrar que a Volkswagen Caminhões e Ônibus é pioneira. Estamos sempre inovando, quem não inova, não cresce neste segmento. Então pra mostrar que a gente acredita na eletrificação, assim como lançamos o E-Delivery para distribuição urbana, agora estamos trazendo o primeiro protótipo do ônibus 100% elétrico para atender a legislação de São Paulo e de outras cidades do Brasil”, afirma Luciano Cafure, diretor de Marketing da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Veja Também: Visando o agronegócio, Volkswagen chega à Agrishow 2023 com seus lançamentos recentes

Por Daniel Santana com informações da VWCO News

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