Um estudo da CNI, a Confederação Nacional da Indústria, aponta que mais de um terço da população das grandes cidades do país passam mais de uma hora por dia no trânsito. Em números exatos, 36% das pessoas passam mais de 1 hora diária em deslocamento.
A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 5 de abril de 2023, em parceria com o IPRI (Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem), e entrevistou 2.019 pessoas da população economicamente ativa (PEA) brasileira acima de 16 anos, em municípios com população a partir de 250 mil habitantes nas 27 Unidades da Federação.
Principais dados da pesquisa
De acordo com o estudo, 8% da população brasileira gasta mais de 3 horas se locomovendo para realizar atividades de rotina, como trabalhar e estudar; 7% ficam entre 2 e 3 horas por dia no trânsito; e 21% entre 1 e 2 horas, totalizando 36% das pessoas passando mais de 1 hora diária no transporte.
Além disso, 29% dos entrevistados afirmam que o tempo de locomoção pelas cidades aumentou depois da pandemia.
Menor desempenho e qualidade de vida
Os dados indicam que o tempo perdido no trânsito também impacta pontos como a qualidade de vida e a produtividade da população no trabalho e nos estudos.
A pesquisa indica que, somando-se os números, 55% dos entrevistados afirmam que o tempo perdido diariamente em congestionamentos afeta muito (21%) ou um pouco (34%) a qualidade de vida.
Em relação à produtividade, 51% afirmam que o trânsito caótico afeta muito (19%) ou um pouco (32%) o seu cotidiano.
Aumento do estresse
Os dados indicam que o tempo perdido no trânsito impacta também no desempenho no trabalho. Conforme a pesquisa, 60% das pessoas já chegaram estressadas ao trabalho devido ao tempo gasto no transporte, enquanto outras 60% afirmaram que já se atrasaram por causa do trânsito. Outras situações relatadas incluem perda de um período de trabalho (34%), ausência em uma reunião importante (26%) e perda de um dia inteiro de trabalho (23%) devido ao tempo gasto no trânsito.
Infrações que são crimes de trânsito
O tema da matéria é trânsito. Você, como alguém que transita frequentemente pelas estradas, certamente está ciente de que as infrações devem ser evitadas, pois colocam em risco tanto o condutor quanto os demais usuários da via. No entanto, algumas infrações são tão graves que se configuram como crimes, podendo causar até prisão. Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre 4 crimes de trânsito e como fazer para se manter distante deles.
Veja Também: Divulgar vídeos de infrações de trânsito nas redes sociais pode causar multa?
Por Daniel Santana com informações da CNI