quinta-feira, julho 18, 2024

Em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira, Mercedes-Benz cede ônibus para ser usado como Unidade Móvel de Saúde da Mulher

A Mercedes-Benz do Brasil volta a realizar parceria com a CVB, a Cruz Vermelha Brasileira, desta vez cedendo um ônibus para uma Unidade Móvel de Saúde da Mulher que percorrerá estados das regiões Nordeste e Norte.

O projeto e a adaptação do ônibus

A nova iniciativa do Projeto Unindo Forças envolve o modelo de chassi urbano O 500 Super Padron, que foi transformado em salas de exames de mamografia e ultrassonografia, podendo contribuir para a redução da fila de espera de mulheres elegíveis a esses procedimentos pelo SUS, o Sistema Único de Saúde.

Para a adaptação do modelo, todos os assentos de passageiros do O 500 Super Padron com carroçaria Caio Millennium foram retirados, dando lugar a ambientações criadas para a realização dos exames de mamografia e ultrassom.

O projeto e a adaptação do ônibus
Divulgação: Mercedes-Benz

A Unidade Móvel de Saúde da Mulher iniciará operação teste neste mês de setembro na cidade de Salvador, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia. O objetivo é alinhar a dinâmica do atendimento, processos e protocolos. Durante essa fase, 50 mulheres com idade elegível realizarão os exames.

Em seguida, a ação se expandirá pela Região Metropolitana de Salvador e por cidades do interior da Bahia. A operação definitiva da unidade terá início em outubro, alinhando-se com o tema emblemático do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama. A expectativa é realizar 120.000 atendimentos por ano com a Unidade Móvel de Saúde da Mulher da Cruz Vermelha Brasileira.

A Unidade Móvel de Saúde da Mulher foi entregue a Júlio Cals, presidente Nacional da CVB, por Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, em um encontro realizado na fábrica da Empresa em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, na primeira semana de setembro.

Cals reafirma a importância do projeto, as parcerias com prefeituras e secretarias de saúde, além da ajuda humanitária gerada pelo projeto: “Graças a essa parceria tão importante da Cruz Vermelha Brasileira com a Mercedes-Benz, estamos levando prevenção e promoção da saúde, além de ajuda humanitária aos locais mais distantes do nosso País, atenuando o sofrimento daqueles que mais precisam de atendimento médico e assistência social”, destaca.

Projeto Unindo Forças

Projeto Unindo Forças
Divulgação: Mercedes-Benz

Lançado em março de 2021, o projeto Unindo Forças é uma iniciativa da Mercedes-Benz do Brasil que conta com a parceria de ONGs, entidades e empresas brasileiras, além do apoio financeiro do governo alemão. Está em seu terceiro ano com resultados muito expressivos, de acordo com a montadora.

Ao todo, já são sete carretas puxadas pelo caminhão Mercedes-Benz Actros, um caminhão baú e dois ônibus customizados como Unidades Móveis de Saúde para levar atendimento médico e de saúde, assistência social e vacinas a comunidades carentes de locais distantes, com foco especial em populações em vulnerabilidade de várias regiões do Brasil.

Agora, soma-se o novo ônibus cedido à Cruz Vermelha Brasileira para a Unidade Móvel de Saúde da Mulher.

De acordo com a Mercedes-Benz, até o último mês de julho, já foram realizados mais de 920.000 procedimentos médicos, atendendo a mais de 450.000 pacientes. Também foram aplicadas mais de 100.000 vacinas. Até o momento, o projeto chegou a 224 cidades de 17 estados, incluindo o Distrito Federal. No total, as carretas, o caminhão baú e os ônibus já percorreram quase 100.000 quilômetros.

Saúde do motorista

No final de 2021, a Mercedes-Benz colocou à disposição dos estradeiros a “Carreta da Saúde”. A iniciativa tem por objetivo proporcionar aos motoristas a possibilidade de realizar exames, fundamentais para detecção de algumas doenças, além de tratamentos e orientações sobre prevenção. Clique no vídeo abaixo e veja como funciona a unidade móvel.

Veja Também: Mercedes-Benz disponibilizará canal para denúncia de assédio contra mulheres no transporte público

Por Daniel Santana com informações da Assessoria Mercedes-Benz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados