⅓ da população de grandes cidades do país gastam mais de 1 hora por dia no trânsito

Um estudo da CNI, a Confederação Nacional da Indústria, aponta que mais de um terço da população das grandes cidades do país passam mais de uma hora por dia no trânsito. Em números exatos, 36% das pessoas passam mais de 1 hora diária em deslocamento.

A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 5 de abril de 2023, em parceria com o IPRI (Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem), e entrevistou 2.019 pessoas da população economicamente ativa (PEA) brasileira acima de 16 anos, em municípios com população a partir de 250 mil habitantes nas 27 Unidades da Federação.

Principais dados da pesquisa

De acordo com o estudo, 8% da população brasileira gasta mais de 3 horas se locomovendo para realizar atividades de rotina, como trabalhar e estudar; 7% ficam entre 2 e 3 horas por dia no trânsito; e 21% entre 1 e 2 horas, totalizando 36% das pessoas passando mais de 1 hora diária no transporte.

Além disso, 29% dos entrevistados afirmam que o tempo de locomoção pelas cidades aumentou depois da pandemia.

Tempo Médio Diário Gasto de Locomoção. Divulgação: CNI
Tempo Médio Diário Gasto de Locomoção. Divulgação: CNI

Menor desempenho e qualidade de vida

Os dados indicam que o tempo perdido no trânsito também impacta pontos como a qualidade de vida e a produtividade da população no trabalho e nos estudos.

A pesquisa indica que, somando-se os números, 55% dos entrevistados afirmam que o tempo perdido diariamente em congestionamentos afeta muito (21%) ou um pouco (34%) a qualidade de vida.

Em relação à produtividade, 51% afirmam que o trânsito caótico afeta muito (19%) ou um pouco (32%) o seu cotidiano.

Efeito no tempo de deslocamento na rotina cotidiana. Divulgação: CNI
Efeito no tempo de deslocamento na rotina cotidiana. Divulgação: CNI

Aumento do estresse

Os dados indicam que o tempo perdido no trânsito impacta também no desempenho no trabalho. Conforme a pesquisa, 60% das pessoas já chegaram estressadas ao trabalho devido ao tempo gasto no transporte, enquanto outras 60% afirmaram que já se atrasaram por causa do trânsito. Outras situações relatadas incluem perda de um período de trabalho (34%), ausência em uma reunião importante (26%) e perda de um dia inteiro de trabalho (23%) devido ao tempo gasto no trânsito.

Situações que se aplicam à rotina de transporte/locomoção ao local de trabalho. Divulgação: CNI
Situações que se aplicam à rotina de transporte/locomoção ao local de trabalho. Divulgação: CNI

Infrações que são crimes de trânsito

O tema da matéria é trânsito. Você, como alguém que transita frequentemente pelas estradas, certamente está ciente de que as infrações devem ser evitadas, pois colocam em risco tanto o condutor quanto os demais usuários da via. No entanto, algumas infrações são tão graves que se configuram como crimes, podendo causar até prisão. Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre 4 crimes de trânsito e como fazer para se manter distante deles.

Veja Também: Divulgar vídeos de infrações de trânsito nas redes sociais pode causar multa?

Por Daniel Santana com informações da CNI

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados