A Resolução 563, que estabelece regras sobre o sistema de segurança para carretas basculantes, foi suspensa pelo Contran pelo período de 1 ano. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 10. A lei dos basculantes foi uma das reclamações da manifestação de caminhoneiros ocorrida nesta quinta-feira em Brasília.
O objetivo da prorrogação é oferecer mais tempo para as empresas se adequarem às novas regras. Elas exigem a inclusão de ao menos 2 dispositivos de segurança na caçamba basculante, que são responsáveis por impedir que o implemento levante com o caminhão em movimento, o que pode causar acidentes.
Apesar dos benefícios, muitos afirmam que a regra gerava custo excessivo, já que exige o uso de 2 dispositivos de segurança diferentes. O repórter Jaime Alves mostrou quais são os custos para o estradeiro nesta matéria para o Pé na Estrada.
Além dos dispositivos, também será exigida a apresentação do Certificado de Segurança Veicular (CSV) anualmente no licenciamento do veículo.
Não é a primeira vez
Não é de hoje que o Contran toma decisões que confundem motoristas e se mostram contraditórias. Só em março, o órgão revogou 4 resoluções, entre elas sobre as placas Mercosul e CNH digital.
Isso tira a credibilidade do órgão responsável pela legislação de trânsito no Brasil e nos deixa com certo sentimento de insegurança em relação aos próximos passos do Contran. Falamos sobre isso no vídeo 4 vezes em que o CONTRAN te fez de bobo.
E você, o que achou da prorrogação da lei dos basculantes?
Por Pietra Alcântara