terça-feira, abril 23, 2024

10 coisas que todo motorista de caminhão tem que lembrar sobre carros antes de pegar a estrada

É muito comum ouvir motoristas de carro reclamando de caminhões e motoristas de caminhão reclamando de carros. Quem está certo? Ninguém e todo mundo. A verdade é que existem bons a maus motoristas a bordo de ambos, então, a ideia aqui, assim como na lista anterior (10 coisas que todo motorista de carro deveria saber sobre caminhão antes de pegar a estrada), não é julgar ninguém e sim relembrar alguns pontos que possam ajudar a estrada a se tornar um local mais seguro.

 

1 – Eles são mais rápidos

carros sao mais rapidos

Você pode olhar no retrovisor, ver um carro ao longe e achar que dá para começar uma mudança de faixa, mas no momento seguinte ele pode já estar muito próximo, te obrigando a recuar da manobra, por isso, é recomendável dar uma segunda olhada para ter certeza da velocidade que o outro vem.

Usar o bom-senso também para facilitar as ultrapassagens é uma boa dica, mas nunca, claro, jogar no acostamento para isso.

 

2 – Eles nem sempre são ágeis

nem sempre ageis

Você está vindo a uma certa velocidade e lá na frente vê um carro entrando na sua pista. Não diminui porque acredita que rapidamente ele ganhará velocidade. Mas ele não ganha. Aí o jeito é diminuir e ter paciência, pois o carro pode ser 1.0 ou pode estar em sua lotação máxima, aí demora mesmo para acelerar.

 

3 – Eles são mais baixos

carros sao mais baixos

Por isso não vêem a pista da mesma forma que alguém num caminhão, então, ajude sinalizando quando é seguro para ele fazer uma ultrapassagem ou quando vir algum perigo a frente que ele não vê. (e se você está de carro, lembre-se, se o caminhão der seta pra direita, você pode ultrapassar, se ele der seta para a esquerda, não!)

 

4 – A maioria não é profissional do volante

conduta de motoristas

O carro dá seta e você segura para deixá-lo entrar. Só que ele não entra, fica na dúvida. Quando você está quase desistindo ele resolve ir. Não fique bravo, o profissional do volante é você. Não dá para exigir que todos tenham a mesma habilidade e perícia que um caminhoneiro tem. Lembre-se, pelo artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os veículos maiores são responsáveis pela segurança dos menores. E se você estiver a ponto de perder a paciência com um motorista de carro pequeno, imagine que ali poderia estar seu filho, filha, sobrinho ou irmã mais nova. Dê o exemplo.

 

5 – Muitos também estão estressados e cansados

sonolencia_ao_volante

Que a profissão de caminhoneiro é uma das mais cansativas, isso não temos dúvida, mas a pessoa no carro também pode estar cansada e nervosa. A gente nunca sabe o dia que o outro está tendo, por isso, não xingue, não provoque e faça o seu melhor para não responder a uma provocação.

 

6 – Nem todos são “carros de passeio”

carro de passeio

Carro de passeio é um nome genérico, mas vale lembrar que muitos estão indo ou voltando do trabalho, outros ainda podem estar fazendo entregas, muitos utilizam o carro comercialmente e estão sempre na estrada, como os representantes comerciais, por isso devem também estar com pressa ou ter horário para cumprir.

 

7 – Muitos estão com a família

familia no carro

E ela é tão importante quanto a sua, por isso, só faça com o outro aquilo que não te incomodaria que fizessem com você e sua família. Se discorda da forma de conduzir ou da atitude do motorista, pense no restante dos passageiros.

 

8 – Eles não conhecem os pontos cegos do caminhão

retrovisor carro

Por isso que o caminhoneiro tem que tomar o maior cuidado ao fazer manobras. E é por isso também que a lei diz que o caminhão (e o ônibus) deve cuidar do veículo menor. É verdade que os motoristas de carro deveriam ser melhor instruídos nas autoescolas, mas enquanto não são, o motorista profissional precisa ter cuidado dobrado.

 

9 – A faixa da esquerda é deles

Se a via tem apenas duas faixas, aí o motorista de caminhão é livre para usar a esquerda em uma ultrapassagem, porém, se a via tem 3 ou mais faixas, o caminhão (e o ônibus) deve se manter na direita e usar apenas a segunda faixa para ultrapassagem – ah, mas tem um caminhão ultrapassando o outro, por isso que fui pra terceira – isso não é justificativa, se um caminhão está fazendo uma ultrapassagem, tenha paciência e aguarde ele terminar antes de fazer a sua. E lembre-se: a velocidade máxima para um veículo de grande porte é 90km/h.

 

10 – Todos têm o direito de ir e vir

direto de ir e vir

Está na constituição:  inciso XV do art. 5º “É livre a locomoção no Território Nacional em tempo de paz…”. Então não adianta ficar bravo ou justificar que tem preferência porque está trabalhando, usar a rodovia é um direito de todos. E se todos (carro, caminhão, ônibus, moto, bicicleta…) usarem o bom-senso e a paciência, as estradas serão um local bem mais seguro e convidativo.

 

Bônus: A maioria é boa gente

É comum ver carros fazendo barbaridades no trânsito. Mas, infelizmente, é comum ver seres humanos fazendo barbaridades em todas as áreas, por isso, não julgue uma classe inteira por alguns indivíduos (pois é exatamente o que você não quer que façam com a sua profissão também). Para cada um que faz algo errado, conte quantos estão fazendo certo.

 

Com paciência a gente vai mais longe e de forma mais segura.

Por Paula Toco

Leia também:

10 coisas que todo motorista de carro deveria saber sobre caminhões antes de pegar a estrada

8 coisas que você já fez ao volante, mas não deveria 

Os 7 caminhões mais potentes do Brasil

13 Dicas para uma viagem segura sob neblina 

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados