Rota Agro tem vencedor para administração privada

RodoviasRota Agro tem vencedor para administração privada

A chamada Rota Agro, BR-060/364/GO/MT, antes administrada pelo Governo Federal, agora, será operada pelo Consórcio Rota Agro Brasil. 

No leilão, de 14 de agosto, a empresa ofereceu o maior desconto sobre a tarifa básica de pedágio de 19,70% e se comprometeu a investir R$ 7,26 bilhões para administrar o trecho de 490 quilômetros entre os estados de Goiás e Mato Grosso pelos próximos 30 anos. 

Logo, o trecho conecta Rio Verde–GO a Rondonópolis–MT, passando por importantes polos agroindustriais como Jataí, Santa Rita do Araguaia e Alto do Araguaia.

 

Veja o que contempla o contrato

A iniciativa visa para modernizar a infraestrutura logística do Centro-Oeste, reduzindo gargalos e aumentando a competitividade das exportações. Além disso, pelas BR-060 e BR-364 passam diariamente milhares de toneladas de soja, milho, carnes e insumos agrícolas — um fluxo vital para o PIB nacional. 

Por conta disso, é um dos principais corredores que conectam produtores a centros de consumo e portos de exportação.

O projeto prevê:

  • 45,6 km de duplicação;
  • 150,9 km de faixas adicionais;
  • 172 novos acessos;
  • 30 paradas de ônibus;
  • 17 rotatórias alongadas;
  • 21 passagens de fauna;
  • 2 Pontos de Parada e Descanso (PPDs) para caminhoneiros, atendendo a Lei do Motorista;
  • barreiras acústicas, passarelas e dispositivos de contenção para cargas perigosas.

Além das obras físicas, a concessão inclui serviços operacionais 24h, como atendimento médico e mecânico, monitoramento por câmeras e sistemas inteligentes de gestão de tráfego.

 

Conexão Centro-Oeste

Em Mato Grosso, o lote rodoviário da Rota Agro contempla cinco municípios, exercendo influência sobre a cidade de Rondonópolis, localizada na região sudeste do estado, a 210 quilômetros da capital Cuiabá, com 245 mil habitantes e o segundo maior PIB local. 

Assim sendo, até o fim de 2025, o Ministério dos Transportes vai alocar R$ 502,1 milhões em Mato Grosso, um aumento de cerca de 77% em comparação ao governo anterior, que aportou R$ 283,8 milhões em 2022.

Já em Goiás, a rodovia passa pelas cidades de Rio Verde, Jataí, Mineiros, Portelândia e Santa Rita do Araguaia. Berço do agronegócio brasileiro e um dos maiores produtores de grãos do país, especialmente soja e milho, o estado receberá em 2025 R$ 396,7 milhões em investimentos nos transportes.

Dessa forma, a expectativa é que a nova configuração do corredor logístico beneficie produtores, transportadores, indústrias e consumidores. 

 

Agronegócio move o PIB Brasileiro

Segundo dados da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), o PIB do agronegócio brasileiro pode alcançar R$3,79 trilhões em 2025, sendo R$2,57 trilhões no ramo agrícola e R$1,22 trilhão no pecuário. 

Portanto, considerando essa projeção, estima-se que a participação do setor na economia fique próxima de 29,4% neste ano, acima dos 23,5% registrados em 2024.

 

Vencedor Consórcio Rota Agro Brasil

O vencedor foi definido na fase viva-voz, após 22 lances, consolidando o desconto mais vantajoso sobre a tarifa do pedágio. 

O projeto prevê R$ 4,4 bilhões em CAPEX. Além disso, prevê R$ 2,8 bilhões em OPEX, garantindo sustentabilidade financeira e operacional ao longo de 30 anos de concessão.

Contudo, o leilão recebeu propostas iniciais de cinco grupos: Consórcio Rota Agro Brasil (17,18%), Way Concessões (16,10%), EPR (10,80%), Rota do Cerrado (10,55%) e VF Gomes (sem desconto). Esse foi o certame da União com o maior número de propostas desde 2023. 

A Azevedo & Travassos Infraestrutura lidera o Consórcio Rota Agro Brasil e também administra as BRs-060 e 452, no trecho estratégico para o escoamento de grãos em Goiás, que liga Goiânia, Rio Verde e Itumbiara, conhecido como Rota Verde. Além do setor de transportes, a Azevedo & Travassos atua também nos segmentos de saneamento ambiental e óleo e gás. 

 

Veja também: Leilão da Rota Gerais foi aprovado para concessão Público-Privada

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.

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