A Nova 364 Concessionária de Rodovia venceu o leilão no começo do ano para administrar a BR-364 em Rondônia, conhecida Rota do Agro Norte.
A rodovia recebeu mais de R$ 90 milhões, entre junho e agosto, que foram direcionados a um cronograma de obras e de serviços que integram um termo de compromisso.
O que está sendo feito na BR-364/RO
A Agro Norte integra o trecho entre Porto Velho e Vilhena, divisa com Mato Grosso. Ainda antes do ingresso oficial da gestão da rodovia, em 20 de agosto, a Concessionária já havia colocado máquinas na pista para a manutenção do pavimento em 24 trechos mapeados no plano emergencial.
As principais frentes avançaram na correção de buracos, ondulações e falhas no pavimento. No total, foram mais de 3 mil toneladas de massa asfáltica, o equivalente a 250 caçambas de caminhão.
Já os serviços de conserva avançaram com a revitalização da sinalização horizontal e vertical, substituição de defensas metálicas e guarda-corpos, limpeza, roçada e poda de árvores, além da manutenção no sistema de drenagem.
Roçada, poda e capina totalizaram a cobertura de uma área equivalente a 432 campos de futebol. Já a limpeza da faixa de domínio seguiu por 203 quilômetros.
Relembrando o projeto de concessão
Batizado de Rota Agro Norte, o trecho concedido de 686,70 km da BR-364/RO, abrange importantes pontos de Rondônia, desde o entroncamento com a BR-435, em Vilhena, até a BR-319, em Porto Velho.
Estão previstos nessa concessão: 107 km de duplicações, 190 km de faixas adicionais, 3 pontos de parada e descanso e 14 bases de serviços operacionais. Além de 24 passagens de fauna e 24 passarelas.
O valor do desconto apresentado pelo grupo foi de 0,05% sobre a Tarifa Básica de Pedágio. Com isso a tarifa ficará em R$ 0,19 por quilômetro de pedágio.
Apesar das melhorias terem começado, os usuários só irão começar a pagar o pedágio depois que a rodovia atender a parâmetros de segurança e conforto ao rolamento definidos pelo Programa de Exploração da Rodovia, ou seja, em 2026.
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Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.