Em um ano marcado pela COP30, torna-se ainda mais necessário reconhecer as ações que fortalecem o ESG (Ambiental, Social e Governança) no mundo corporativo e na sociedade. O 11º Prêmio de Sustentabilidade, promovido pelo Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região), é um exemplo disso.
A entidade já definiu as oito finalistas que concorrem nas categorias Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social, Governança e Responsabilidade na Segurança Viária ou do Trabalho.
Nesta edição, foram enviados 50 projetos por 35 empresas do Transporte Rodoviário de Cargas. Destas, 10 participam pela primeira vez do prêmio.
Quais projetos estão na final este ano?
Cada categoria tem duas finalistas. Os critérios de avaliação são: Perenidade e destinação de recursos; Metodologia e Indicadores; Investimento; Estudos e mapeamentos; Planejamento; Criatividade/Inovação do projeto ou ação.
Responsabilidade Ambiental
GH Solucionador Logístico – Projeto GHEco
Focado na sustentabilidade e no uso consciente dos recursos naturais, o GHEco reúne iniciativas para minimizar impactos ambientais, como economia de combustível, e ações de economia circular, como o reaproveitamento de materiais.
Principais resultados:
- Economia de 744.682 litros de diesel e redução de 1.923 toneladas de CO₂;
- Produção de 96.236 kW de energia;
- Destinação correta de 6 toneladas de resíduos.
Jomed Transportes – Ponto de Abastecimento de Biometano
O projeto, que o Pé na Estrada conheceu de perto, visa tornar as operações no TRC mais sustentáveis por meio da substituição de combustíveis fósseis por alternativas renováveis. A empresa inaugurou, em agosto deste ano, seu Posto de Abastecimento Interno com 100% de biometano para os veículos movidos a gás, otimizando a logística de abastecimento e reduzindo de forma significativa o consumo de combustíveis fósseis.
Principais resultados:
- Utilização de 324.812 m³ de biometano;
- Redução de 308.571 litros de diesel;
- Redução de 717,8 toneladas de CO₂e.
Responsabilidade Social
Cargolift – Instituto Novas Histórias
Criado a partir do compromisso social do Grupo Cargolift, o projeto de contraturno escolar promove o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Alfabetização, reforço escolar, atividades de música, dança e arte, além da oferta diária de alimentação saudável, estão entre as iniciativas promovidas.
Principais resultados:
- 500 crianças atendidas;
- 161.636 refeições servidas;
- 605 mil horas/aula.
Ceslog (Cesari Logística) – Cubatão + Sustentável
O projeto promoveu a revitalização da região do Polo Industrial de Cubatão, gerando avanços expressivos na mobilidade urbana, segurança e qualidade de vida da população. Entre as principais ações, destacam-se a remodelação viária do acesso à Av. Plínio de Queiroz, a regularização de comércios e moradias irregulares e a organização da atividade informal de limpeza de carretas.
Principais resultados:
- Aumento na segurança e valorização urbana local;
- Melhoria na fluidez, eliminando congestionamentos;
- Regularização de moradias e comércios em áreas de preservação (APP);
- 2.350 pessoas impactadas e 1.800 árvores plantadas.
Governança
JWM Transportes – Fortalecendo a Governança: Conectando Sustentabilidade, Transparência e Resultados
Voltado à integração de lideranças e ao engajamento de stakeholders, o projeto estrutura um conjunto de ações voltadas à promoção da transparência, eficiência na tomada de decisões e alinhamento aos princípios ESG.
Principais resultados:
- Redução de custos: R$ 360 mil (spread bancário);
- Fortalecimento da imagem institucional;
- Aumento do desempenho operacional;
- Posicionamento estratégico na captação de linhas de crédito verde.
Tassi Transportes – Tassi Conecta
Com foco na inovação e na melhoria contínua, o projeto mobiliza diversas frentes internas para estimular a criatividade dos colaboradores, por meio de um canal que permite a apresentação proativa de ideias e fortalece o senso de pertencimento. As melhores ações são implementadas, e os colaboradores recebem premiações como reconhecimento pelas iniciativas.
Principais resultados:
- Registro de 22 ideias com participação ativa e integrada;
- Redução de R$ 80.212,04 após três meses de implantação;
- Economia de 19.804 m³ de água e 12.411 litros de combustível.
Responsabilidade na Segurança Viária ou do Trabalho
Tassi Transportes – Tassi Protege+
Voltado à segurança no trânsito e ao cuidado integral dos motoristas, o projeto promove conscientização sobre comportamentos seguros, saúde e bem-estar nas estradas, preparando os condutores para os desafios diários do transporte por meio da direção defensiva.
Principais resultados:
- Redução de 50% no absenteísmo de motoristas após o programa Saúde Assistida;
- Redução de 60% nos incidentes sem lesão e de 67% nos acidentes com lesão pessoal;
- Redução de 70% em comportamentos inseguros.
Ativa Logística – Via Segura Ativa
A iniciativa substitui processos manuais por checklists digitais integrados a uma plataforma de gestão, que permite o monitoramento preventivo das condições dos veículos e a tomada de decisões rápidas e assertivas relacionadas à manutenção.
Principais resultados:
- Redução de 42,86% nas paradas não programadas e incidentes mecânicos em rota;
- Aumento de 31% na produtividade;
- Índice zero de acidentes de trabalho ou de trânsito por falhas mecânicas.
A entrega do prêmio será realizada no dia 6 de novembro, na sede do Setcesp, em São Paulo.
Veja também: Crescimento do biometano mantém Brasil na rota alternativa

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.