sexta-feira, novembro 22, 2024

Chega ao mercado o Iveco Hi-Way

LançamentosChega ao mercado o Iveco Hi-Way

Com o crescimento das vendas de extrapesados e principalmente dos modelos mais completos, muitas empresas estão investindo em lançamentos para esse segmento. A Iveco acaba de lançar no Brasil o Iveco Hi-Way, caminhão que foi apresentado ano passado na Europa e já está desembarcando por aqui.

São três faixas de potência: 440, 480 e o novo 560 cv, três versões de tração: 4 x 2, 6 x 2 e 6 x4 e três entre-eixos: 3.500, 3.200 e 3.000. O veículo também vem com quatro anos de garantia – um para o veículo completo e mais três para o trem de força.

Porém potência hoje em dia não vende caminhão se não for aliada ao conforto para o motorista, por isso o caminhão vem com muitos itens de série e opcionais pensados no estradeiro, como bancos do motorista e passageiro com apoia-braços, regulagens pneumáticas de altura – com memória –, profundidade e inclinação, além de ajuste lombar, cinto de segurança integrado, revestimento de couro de série, cama High-Comfort, que não deforma, é lavável e antimofo. A estrutura mede 2,0 m X 0,80 m, e como opcional, o veículo pode vir com beliche, com auxílio de dois amortecedores para facilitar o manuseio, escada em alumínio. A cabine é equipada com climatizador e ar-condicionado digital, tem muitos porta-objetos, geladeira e box térmico.

No quesito segurança, o Hi-Way traz freio motor por descompressão e borboleta, de 415 cv de potência de frenagem e conta com freio auxiliar Intarder, que, combinado ao freio motor, chega à quase 1.000 cv, além do ajustador automático de freios, freios ABS e sensor do nível de desgaste da lona. Esse conjunto de frenagem é inclusive mais potente que o da versão européia, mas isso não é exatamente algo positivo. Isso acontece porque as condições brasileiras são muito mais severas e exigem mais dos freios.

Prova dessa diferença de condições de rodagem é que, mesmo sendo o produto mais robusto da empresa para o setor rodoviário, antes de chegar ao Brasil ele teve que passar por diversos testes e calibrações, só assim é possível aguentar os desgastes daqui. Para rodar em nossas estradas ruins, aclives e declives muito acentuados e outras condições do nosso mercado, o Hi-Way passou por mudanças, dois milhões de quilômetros de teste, em 150 mil horas, e tudo isso com um investimento nacional de R$ 100 milhões. Esse foi o custo das nossas condições de rodagem.

O caminhão chega ao mercado com intervalo de preço entre R$ 320mil (a versão 4 x 2 de 440cv) a R$ 395 (560cv) – valores sem opcionais.

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

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