sexta-feira, novembro 22, 2024

Conheça mais do Novo Ford Extrapesado

LançamentosConheça mais do Novo Ford Extrapesado

A Ford apresentou agora em agosto a sua tão esperada linha de caminhões extrapesados. São dois modelos, o Cargo 2042 4×2 e o Cargo 2842 6×2. Ambos são equipados com o novo motor FPT de 10,3 litros, 420 cv de potência e torque de 1.900 Nm. A linha vem equipada de série com câmbio automatizado ZF ASTronic de 12 velocidades. Os quesitos segurança e conforto para o motorista agora também são essenciais nos novos lançamentos de todas as marcas e com a Ford não foi diferente.

Segurança

Os Cargos Extrapesados vêm com freios ABS de série e para o 2842 é possível escolher o controle eletrônico de estabilidade (ESP) como opcional. O sistema conta com sensores que identificam se o caminhão está saindo do curso original e aciona os freios individualmente nas rodas, além de reduzir o torque do motor, se necessário, para mantê-lo sob controle.

O controle automático de tração (ASR) é outro recurso disponível, é útil em partidas e arrancadas em piso de baixo atrito. Ele controla a tração nas rodas de forma independente, usando o sistema de freio e o torque nos eixos para otimizar a aderência. O sistema também adéqua a tração para a arrancada de acordo com o peso da carga transportada. A montadora traz o seu freio-motor por descompressão, o Turbobrake, que auxilia o motorista em situações de declive, reduzindo o torque e a potência do motor e a velocidade da composição.

Outro recurso simples, porém eficientes, são as coberturas externas dos degraus da cabine, que impedem o acesso à cabine quando as portas estão fechadas. Os caminhões podem contar ainda com o sistema de rastreamento e monitoramento da Ford Caminhões, o FordTrac, que por vir já integrado aos módulos eletrônicos do veículo, oferece muitas vantagens e não influenciam na garantia do veículo.

Conforto e ergonomia

A nova cabine do Extrapesado traz diversas melhorias em relação as famílias anteriores, entre elas estão: banco do motorista e passageiro com suspensão pneumática, que oferecem dois tipos de ajustes, lombares e “alívio rápido de pressão”, trio elétrico, ar-condicionado, tacógrafo com USB, travamento central das portas, imobilizador antifurto PATS, ponto de ar comprimido na cabine, controle automático de velocidade e para-sol externo. O volante possui ajuste pneumático de inclinação e altura da coluna de direção.

O painel de instrumentos está com os comandos mais acessíveis e vem com a iluminação na cor azul “Ice-Blue” – tendência da nova geração global de automóveis da Ford, que tem o objetivo de facilitar a leitura em qualquer hora do dia.

Os novos Cargos extrapesados têm ainda muitos outros recursos, valendo destacar a nova transmissão, que possui o módulo de manobra, ele mantém a velocidade extremamente lenta e ajuda o motorista a estacionar a carreta em espaços reduzidos. Atua tanto no modo automático como no manual, para manobras à frente (DM) ou à ré (RM) e libera apenas a potência necessária para o deslocamento do veículo, evitando trepidações e desconforto.

E como hoje em dia o pós-venda é quase tão importante quanto a venda em si, a Ford disponibiliza 3 planos de manutenção: O Class, de manutenção preventiva, inclui filtro de ar, óleo, combustível e água; óleo do motor, caixa de mudanças e diferencial; líquido de arrefecimento, graxas, fluido de embreagem e fluido de direção hidráulica, além da mão de obra. O Plus, de manutenção preventiva, mais peças de desgaste natural, ou seja: embreagem, lonas e tambores de freio, reparo do motor de partida, bateria, lâmpadas e fusíveis. E o Prime, de manutenção preventiva mais manutenção corretiva: motor, caixa de mudanças, eixos, suspensão, freio, cabine, chassi e direção.

Os modelos chegam com os seguintes valores: Cargo 2042 4×2 R$ 260.900 e Cargo 2842 6×2 de R$ 294.900.

Veja matéria em vídeo sobre os novos Ford Cargo Extrapesados no programa do dia 25/08/2013.
Veja galeria de fotos.

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados