quinta-feira, novembro 21, 2024

Mercedes-Benz lança caminhão com rastreador de fábrica

LançamentosMercedes-Benz lança caminhão com rastreador de fábrica

Ainda não está em vigor a lei que obriga aos fabricantes de veículos colocarem no mercado apenas carros e caminhões com rastreador, mas a nova geração do Fleetboard, da Mercedes-Benz, já terá essa função à partir de março.

O Fleetboard

O Fleetboard é o sistema de telemática da montadora que, segundo a empresa, traz uma redução de até 15% no custo operacional, considerando consumo e manutenção. Ele fornece informações sobre o estilo de direção de cada motorista, bem como relatórios com indicação de pontos de melhoria na condução e isso propicia uma melhora no desempenho dos condutores e com isso vem a economia. O sistema ainda oferece o diagnóstico remoto de falhas.

O Rastreador

Além das funções anteriores, agora o Fleetboard também possui a função de rastreador, graças a parceria da Mercedes com a Zatrix, referencia no mercado de rastreamento. O diferencial do rastreador vindo de fábrica é que ele é parte do sistema eletrônico do caminhão e por isso, segundo a montadora, não pode ser desligado ou retirado, pois o caminhão não funciona sem ele.

O sistema sozinho já funciona como um localizador de casco, mas para guardar a carga ainda é necessário contratar uma gerenciadora de risco.

O Bloqueio

A maior reclamação dos motoristas é a forma como acontecem os bloqueios. Não faltam histórias de quem foi bloqueado descendo uma serra, com uma carga perigosa, em local sem sinal de celular ou em região perigosa. Ao que tudo indica, esse é outro grande diferencial do produto, já que ele não bloqueia totalmente o veículo.

Quando o comando de bloqueio é dado, a velocidade vai gradativamente para 40km/h, fica assim por volta de 40 segundos e depois cai a 10km/h. Se o motorista não desligar o caminhão, ele pode rodar a 10km/h o quanto for preciso. Essa velocidade torna impraticável o roubo do veículo, mas permite que o motorista não fique parado em local perigoso ou sem sinal de celular. Agora se o caminhão for desligado, aí ele não pega até que haja o desbloqueio.

O novo Fleetboard está disponível para toda a linha de caminhões Mercedes-Benz e tem vários planos de serviços, começando a R$ 99,00/mês.

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados