É o SafetyTruck, que funciona assim: uma câmera é instalada na parte dianteira do caminhão e quatro monitores formam um painel na parte de trás. A câmera transmite o que acontece na frente do caminhão, assim, quem vem atrás, pode tomar com mais segurança a decisão de ultrapassar.
Além disso, o veículo de trás ainda pode prever freadas bruscas do veículo da frente, já que conseguirá ver obstáculos ou animais cruzando a pista que obriguem o caminhão a frear, por exemplo.
A câmera ainda conta com visão noturna, permitindo que a função seja benéfica também de noite.
A etapa de provas já se encerrou na Argentina e a empresa considera que a tecnologia funciona. Agora a Samsung está empenhada em conseguir as permissões necessárias de acordo com a legislação local.
No Brasil a ideia também seria muito útil, já que grande parte de nossas estradas são vias de mão dupla e, embora as colisões frontais sejam apenas 3% das ocorrências, elas causam 23% das mortes, segundo a Polícia Rodoviária Federal.
Por Paula Toco
Assista ao vídeo do Safety Truck da Samsung
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.