sexta-feira, novembro 22, 2024

Cuidados com o caminhão no inverno

DicasCuidados com o caminhão no inverno

Com a temperatura mais baixa nos meses de inverno dois problemas podem aparecer: doenças respiratórias por conta do filtro de cabine saturado e panes elétricas.

Filtro saturado compromete a qualidade do ar no interior do veículo
Filtro saturado compromete a qualidade do ar no interior do veículo

De olho no filtro da cabine – No inverno aumenta o uso do ar quente nos veículos. Aumenta também a incidência das doenças respiratórias, por conta do ar mais seco. Essa condição favorece a maior quantidade de partículas de poeira, fuligem, pólen, gases nocivos e odores desagradáveis. Por isso, é preciso ter cuidado com a manutenção do filtro de cabine. Em bom estado, o filtro protege os ocupantes da entrada destas partículas nocivas. Caso não esteja bom, a qualidade do ar no interior do veículo ficará comprometida. Além destes problemas, outra consequência comum de um filtro de cabine em estado de conservação ruim é a chance de provocar o embaçamento das janelas e para-brisas, o que diminuir a visibilidade do motorista. O ideal é verificar o estado do filtro da cabine e trocá-lo se necessário.

O frio agrava, mas os desgastes começam no calor
O frio agrava, mas os desgastes começam no calor

Cuidado com a bateria – O inverno é o período do ano em que mais ocorre panes elétricas, atingindo um índice médio de reposição de baterias 20% maior do que as outras estações. Apesar de carregar a fama, de acordo com a Baterias Heliar, as “falhas” têm origem ainda no verão quando há o desgaste gerado pelas altas temperaturas. O clima frio apenas agrava o estado do material por conta do aumento da densidade dos componentes líquidos. Para não ficar “sem energia” durante o inverno e prolongar a vida útil do equipamento, há uma dica prática. Fique atento quando perceber luzes oscilando ou luz de advertência acesa no painel, mesmo com o motor em funcionamento. Problemas no alternador são as principais causas de panes elétricas.

Por Jaime Alves

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados