Depois de apontar a eletrificação como caminho para o futuro na última IAA, a Fuso, marca pertencente ao grupo Daimler (o mesmo da Mercedes-Benz), apresentou na última semana no Japão o E-Fuso Vision One, um caminhão 23 toneladas 100% elétrico. A revelação foi feita durante o Tokyo Motor Show, quando a Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation (MFTBC) também anunciou que pretende eletrificar toda sua gama de caminhões e ônibus nos próximos anos. A empresa ainda anunciou a criação de uma marca só de veículos elétricos, a E-Fuso.
E-Fuso e suas características
Chamado no Japão de veículo pesado, o E-Fuso Vision One é um semipesado para nós. São 23 toneladas de PBT e 11 toneladas de capacidade de carga, 2 a menos que a versão diesel, que leva 13 t.
A bateria de até 300 quilowatts/hora pode garantir até 350 km de autonomia por recarga. Porém, a montadora não revelou quanto tempo leva uma recarga completa.
A Fuso acredita que, devido ao interesse do público, desenvolvimento de infraestrutura e mudanças na legislação, o veículo já pode estar nas vias em quatro anos em mercados maduros como Europa e Japão.
E vale a pena?
Como ainda é um protótipo, a montadora não estimou os possíveis benefícios ao bolso do transportador, mas afirmou que seu caminhão elétrico leve, o eCanter, já em operação, tem um custo de operação menor que sua versão a diesel. São 1.000 euros (R$ 3.800,00) de economia a cada 10.000km rodados.
Aliás, o eCanter também ganhou versão nova, com tecnologia e baterias mais baratas. O veículo para 7,5t de carga tem autonomia entre 100 e 120km e, por enquanto, ainda tem uma produção pequena. No Japão é utilizado pelas lojas de conveniência da rede Seven-Eleven e nos EUA pela gigante de distribuição UPS.
Outros caminhões elétricos
As iniciativas elétricas estão aparecendo em todos os lados. Além de tudo apresentado na IAA 2016, a BYD já opera no Brasil com um caminhão de lixo elétrico. A Scania mostrou, ano passado, um estudo para estradas elétricas, que possibilitariam a chegada da eletrificação para o transporte de grandes distâncias. A Tesla também havia prometido apresentar seu caminhão elétrico esta semana, porém o lançamento foi adiado para novembro.
E você, acredita na eletrificação do segmento?
Por Paula Toco
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.