sexta-feira, novembro 22, 2024

Ônibus para motorista com deficiência será realidade em breve

LançamentosÔnibus para motorista com deficiência será realidade em breve

Pessoas com deficiências físicas já podem dirigir de forma profissional há alguns anos. O Jaime Alves inclusive já fez matérias sobre o assunto. Porém a dificuldade é encontrar veículos adaptados para essas pessoas. Seguindo a sua linha de inclusão social, a Iveco apresenta um conceito de ônibus para motorista com deficiência que pode ser realidade logo.

Acessibilidade x inclusão

Fala-se muito hoje em dia em acessibilidade, que é proporcionar à pessoa com deficiência a possibilidade de ir e vir. Porém inclusão é outra coisa. Inclusão é dar a ela essa possibilidade praticamente da mesma forma que uma pessoa sem nenhuma deficiência. Nos transportes de passageiros pelo País, a maior parte dos veículos urbanos, por exemplo, já conta com um local específico para transportar quem está numa cadeira de rodas. Os cadeirantes passam a conseguir usar esses transportes. Isso é acessibilidade.

“Eu já fiz viagens onde o local para cadeirantes era como se fosse o porta-malas da van. Aí passei o caminho todo isolado dos outros passageiros e longe da minha mulher, que teve que se sentar mais para frente.” – Alessandro Fernandes, cadeirante e blogueiro

Mas desde 2016 a Iveco vem buscando outra coisa. Com o lançamento da Daily Elevittá, ela revolucionou a forma de transportar quem tem mobilidade reduzida. Ao invés de um local separado específico para esse passageiro, a Elevittá possui um banco que vai buscar a pessoa lá na calçada e a coloca no furgão juntamente com os demais passageiros. Sem nenhuma distinção. Isso é inclusão.

“Esse conceito faz com que a gente possa viajar no meio dos outros passageiros e perto da nossa família. Isso é muito bom.” – Alessandro Fernandes

No começo de 2017 a montadora aumentou a inclusão com o SoulClass, um microônibus dotado da mesma tecnologia. Agora a ideia é ir além do passageiro e expandir a inclusão para o motorista.

Daily Life

A Iveco apresentou a Daily Life ainda como um veículo conceito, mas com ela abre-se um novo mercado de trabalho para cadeirantes e outras pessoas com mobilidade reduzida. A Daily Life segue o mesmo conceito dos veículos anteriores mas, ao invés de ir buscar o passageiro, ela vai buscar o motorista.

 

Além da poltrona móvel, o furgão teve sua direção adaptada para que todos os comandos sejam acionados com as mãos, seja embreagem, freio ou acelerador.

O blogueiro Alessandro Fernandes testou o veículo e apontou alguns ajustes a serem feitos. Porém se mostrou muito satisfeito com a iniciativa. Segundo a Iveco, como ainda é um veículo conceito, a ideia é exatamente pegar as impressões dos possíveis usuários para melhorar o produto antes de lança-lo para o mercado.

Segundo Alessandro, algumas coisas que podem ajudar são um dispositivo que permita que a poltrona se afaste ou aproxime do volante, uma coluna de direção móvel e uma direção automática. Outra coisa que ainda não ficou resolvida é o que fazer com a cadeira de rodas uma vez que o motorista entrar no veículo. Mas lembrando que a solução não é benéfica apenas para quem é cadeirante, e sim para todos que possuem mobilidade reduzida.

 

Prazo, preço e aplicação

Ônibus para motorista com deficiência
Poltrona sai no ônibus para motorista com deficiência e vai buscá-lo na calçada

A Iveco ainda não tem definida a data de entrada do produto no mercado, mas deve ser ao longo de 2018. O preço também não pode ser cravado, pois segundo Gustavo Serizawa, gerente de marketing da Iveco Bus, cada tipo de dificuldade de locomoção exige um nível diferente de adaptação, o que afeta diretamente o preço, mas segundo ele, uma estimativa geral é um acréscimo entre 20 e 30% no valor do veículo.

A Daily Life foi desenvolvida com base na Daily Minibus, que possui capacidade de 15 ou 18 passageiros, mas segundo Serizawa, como a cabine da Daily passageiros é praticamente a mesma a Daily cargas, a tecnologia pode ser facilmente adaptada tanto para a Daily chassi-cabine quanto para Daily furgão.

Outra vantagem da nova tecnologia é a abertura de um novo mercado de trabalho para quem tem dificuldade de locomoção. E a vantagem é tanto para o trabalhador, que pode pensar em uma nova profissão; quanto para empresas que não conseguem cumprir a cota exigida por lei para contratação de pessoas com deficiência.

E como, infelizmente, o número de motoristas acidentados é grande no Brasil, a nova tecnologia pode ser ainda uma forma desse profissional voltar para a estrada.

Por Paula Toco

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

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