Marcopolo, empresa especializada em fabricação de carrocerias de ônibus, divulgou nesta quarta-feira, dia 20, uma nova marca para atuação no segmento metroviário, com o objetivo de adquirir soluções práticas para o transporte de massa e melhorar a mobilidade urbana.
Veja Também: Vendas de caminhões e ônibus têm novo crescimento em fevereiro
Atualmente, os sistemas metroferroviários estão restritos a apenas 12 regiões metropolitanas, respondendo por um percentual de viagens muito baixo, com exceção nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, tendo a maior participação na matriz modal.
O segmento de atuação do novo lançamento é muito importante para a mobilidade dos brasileiros e tem grande potencial de expansão, uma vez que o setor metroferroviário brasileiro transporta cerca de 10 milhões de pessoas por dia, e tem registrado crescimento de 10% ao ano no número de passageiros.
Segundo estudos da ANPTrilhos, déficits atuais e futuros que afetam a mobilidade urbana no Brasil sob trilhos, apresentam oportunidades para novos produtos, além da criação de infraestrutura adequada.
“O foco inicial da Marcopolo Rail inclui o fornecimento de soluções para modais ferroviários de até 25 mil passageiros/hora/sentido, que operem com velocidade máxima de 70 km/hora e possam atender tanto o segmento urbano, como intermunicipal, apresentando soluções para os atuais problemas de mobilidade em cidades acima de 300 mil habitantes”, comenta executivo de Inovação da Marcopolo S.A., Petras Amaral. A empresa espera levar os conhecimentos adquiridos no transporte de massa por meio do sistema BRT, ao VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos) e ao sistema aéreo (monotrilho).
Ainda segundo Amaral, “Nosso foco nos últimos anos tem sido inovar em diferentes segmentos de transporte e mobilidade nos quais o know-how da fabricante possa agregar valor ao produto, a chamada diversificação relacionada”, a nova marca teve como base, desde 2015, o desenvolvimento de soluções para a People Movers (Parceria com a Aeromovel Brasil), tanto para o mercado nacional como internacional.
Adaptado de: Assessoria de imprensa Marcopolo