Segundo estudo realizado pelo Boston Consulting Group (BCG), em parceria com o Michigan Mobility Institute, veículos elétricos podem gerar 100 mil novos empregos nos Estados Unidos até 2030.
Leia também: Caminhões elétricos – veja 5 fatores que mudam para o motorista
O novo braço da indústria automotiva e outros serviços de mobilidade autônoma prometem gerar pelo menos 115 mil empregos nos EUA ao longo da próxima década.
Do total de vagas, estima-se que 45 mil serão ligadas à engenharia de mobilidade e à computação, enquanto aproximadamente 70 mil serão criadas para profissionais encarregados em testar e fazer a manutenção dos elétricos. A pesquisa também diz que encontrar esse tipo de profissional não será uma missão simples.
Segundo o estudo, a demanda por engenheiros de mobilidade será seis vezes maior que o número de profissionais habilitados nessas áreas previsto para ingressar na indústria de veículos elétricos nos próximos anos. Hoje, menos de 1% dos recém-formados em engenharia ou ciência da computação se envereda na indústria automotiva.
Ouça o podcast: Caminhões elétricos no Brasil – quando chegam?
Mercado de veículos elétricos
Outro dado apontado pela pesquisa é que os veículos elétricos representarão metade de toda a venda de veículos novos até 2030. Já táxis autônomos e outros serviços de mobilidade referentes à tecnologia devem representar 10% dos novos carros em circulação durante o período.
Adaptado de Época Negócios
[…] Leia também: Veículos elétricos podem gerar 100 mil empregos nos EUA, diz estudo […]