Fenatran 2019: confira os destaques das montadoras

MercadoFenatran 2019: confira os destaques das montadoras

Fenatran é sinônimo de novidade no mundo dos transportes. O que as montadoras estão apresentando nesta Fenatran 2019? Continue lendo e confira os destaques dos estandes das principais montadoras expostas na feira.

fenatran 2019

 

Volkswagen Caminhões e Ônibus

vw e delivery
e-Delivery

A montadora traz para a feira diversas novidades. O modelo E-Delivery, que já vimos rodando em teste com a Ambev e também na Suécia, mostra a tecnologia brasileira chegando para os veículos elétricos. O caminhão elétrico possui trem de força em torno de 85 kW e torque máximo de 280 Nm, associado a uma redução de 12:1. O motor, de alta rotação, alcança 8.000 rpm, com autonomia que pode chegar a 200 km, graças ao conjunto de baterias de íon de lítio. Fizemos o teste drive neste caminhão e você pode conferir o vídeo clicando aqui.

Outra novidade, que já mostramos no Pé na Estrada, é o Delivery 4×4, para aplicações mais severas. A montadora traz ainda o Delivery automatizado de 9 e 11 toneladas, fazendo o conforto chegar ao modelos leves. Também testamos o Delivery na Fenatran! Clique aqui para assistir.

Quando o assunto é o MAN, a novidade é a suspensão pneumática, que deve aumentar o conforto do motorista ao dirigir, já que o item faz com que o veículo passe por irregularidades no pavimento de forma mais suave.

A montadora também apresenta Rio, uma plataforma digital que já existe em outros países e está chegando no Brasil. Ela permite que o cliente faça gestão de frota, use telemetria e tenha conectividade para seus caminhões MAN.

rio tecnologia MAN

 

DAF

Logo na entrada, é possível avistar o estande da DAF. O destaque da marca é o principal caminhão XF, antigo conhecido dos clientes DAF. Além dele, o CF também está exposto na feira.

O lançamento da montadora foi a oficina móvel, um serviço que pretende levar a manutenção até o cargueiro, independentemente de onde ele estiver. A Oficina Móvel será uma estrutura de peças e maquinário que deve atender ao motorista nas estradas.

O caminhão está montado em um LF, que já é comercializado na Europa possui motor Paccar PX-7, de 6,7 litros e potência entre 200 cv e 360 cc.

Segundo a DAF, o LF deve chegar ao Brasil, mas não há previsão de quando. Inclusive, esse é um detalhe interessante sobre a Fenatran 2019: muitos serviços e até veículos mostrados na feira ainda não têm previsão de chegada em terras brasileiras. É a Fenatran do “vem aí, mas não se sabe quando”.

Outro caminhão que chama a atenção no estande da DAF, que compõe o grupo Paccar, é da montadora norte-americana Kenworth, que também pertence à Paccar.

O Kenworth T680 6×4 chama atenção pelo tamanho e pela cabine americana cheia de conforto, fazendo com que os visitantes formem filas ao lado do bruto para tirar uma foto.

O bruto americano é equipado com motor Paccar MX-13, de 12,9 litros e potência entre 405 cv e 510 cv.

 

Volvo

O destaque do estande da Volvo é o FH, caminhão pesado linha de frente da montadora. Mas o destaque mesmo são os 40 anos da chegada da Volvo ao Brasil.

Para celebrar os 40 anos, a Volvo traz para a Fenatran uma edição especial do FH, inspirada no primeiro caminhão produzido pela marca, com apenas 40 unidades. Além de pintura especial, o caminhão traz todos os opcionais e dispositivos de segurança deferidos pela montadora.

O FH exposto no estande possui motor de 540 cv, mas o cliente que quiser adquirir a versão comemorativa vendida na Fenatran pode escolher outras configurações, incluindo 6×2 com 500 cv ou 4×2 com 460 cv. 

Quem também marca presença na feira é o Iron Knight, caminhão que tem o título de mais rápido do mundo. Quem for à Fenatran pode conferir de perto este veículo feito especialmente para atingir altas velocidades. Ele é equipado com motor de 2.400 cv e torque de 6.000 Nm, pensados para atingir performance máxima.

 

Iveco

iveco daily

O destaque da Iveco para a Fenatran 2019 é a Nova Daily, lançada na feira. O lançamento é quase “simultâneo” com o lançamento europeu, que aconteceu em abril deste ano. O motor da Nova Daily é o FPT Industrial que vai de 130 a 170 cv de potência.

Entre as novidades do modelo estão o volante, que foi reduzido e agora conta com funções de rádio, além de coluna de direção móvel, que permite que o volante tenha a altura adaptada para o motorista. Esse tipo de ajuste facilita a vida de motoristas mulheres, por exemplo.

O veículo, apesar de leve, também vem equipado com assistente em rampa, evitando que ele deslize para trás quando parado em ladeiras.

Outra novidade é o parachoque tripartido, que evita a necessidade de trocar todo o parachoque caso haja colisão com outro veículo ou objeto.

Ele também possui uma parte emborrachada maior que das edições anteriores da Daily. Essa estrutura em chassi com longarinas em formato “C” evita a necessidade de reparos em caso de batidas leves na parte frontal do veículo. 

Esses detalhes são tendência, uma vez que as montadoras em geral estão focadas em diminuir o custo operacional e de manutenção, e as batidinhas do dia a dia no para-choque acabam encarecendo a operação.

 

Mercedes-Benz

mercedes novo actros

A Mercedes trouxe para a Fenatran o Novo Actros, um veículo que destaca a conectividade para facilitar a vida do motorista, aumentar sua segurança e conforto. Ele possui freio assistente, com a inovação do identificador de pedestres e objetos, diminuindo os riscos de colisão e atropelamento.

O Novo Actros possui as opções de motor MB OM 460 com novas potências de 450 cv, 480 cv e 510 cv, além do novo motor OM 471 de 13 litros e com 530 cv.

Também vem com sistema ABA5 e EBS, itens de segurança em série que mostram a preocupação da montadora quando o assunto é segurança nas estradas.

mercedes retrovisor camera

O Novo Actros tem 530 cv de potência, sendo, segundo a montadora, o modelo Mercedes-Benz mais potente do Brasil. Ele não possui retrovisores e usa um sistema de câmeras, com o objetivo de eliminar os pontos cegos do motorista. Clique aqui e assista a matéria sobre o lançamento.

Outro destaque da montadora é a Nova Sprinter, que possui itens como a borracha frontal, maior que nas versões mais antigas, com o mesmo objetivo de diminuir o custo de manutenção em caso de batida.

A Nova Sprinter também possui tecnologia ABA, e, segundo a Mercedes, é o único veículo leve a apresentar este sistema.

 

Scania

Entre os destaques do estande da montadora, estão os caminhões da Nova Geração Scania, os modelos NTG, que foram ganhadores do prêmio Truck of the Year 2020 da América Latina.

Uma novidade da marca é o serviço de Plano de Manutenção Premium flexível. A proposta é estar disponível para o caminhão por mais tempo, fazendo com que o cliente perca menos tempo na borracharia. Dessa forma, o veículo passa mais tempo rodando, produzindo e, consequentemente, faturando.

A Scania também anunciou parceria com a Ambev para o funcionamento dos primeiros caminhões pesados do Brasil movidos 100% a gás. São dois caminhões GNL, do modelo R410 6×4.

 

Peugeot e Citroën

As duas marcas dividem o estande e também os lançamentos, com destaques muito parecidos entre si.

As montadoras lançam na Fenatran 2019 os modelos Jumpy (da Citroën) e Expert (da Peugeot) na versão minibus, que comporta 10 passageiros, além do motorista.

Outros dois lançamentos das duas marcas são o Jumper (da Citroën) e o Boxer (da Peugeot) também na versão minibus.

Os modelos vem com opções de conectividade, outra tendência da Fenatran que também esteve presente na edição anterior, com um serviço da marca Free2 Move, que possui 300 ml veículos conectados na Europa e EUA e agora quer expandir para o mercado brasileiro.

Continue nos acompanhando por aqui, pelo Facebook, Instagram e Youtube para saber tudo sobre a Fenatran 2019.

 

Por Pietra Alcântara

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados