A economia no Brasil está em processo de recuperação. Os dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) em coletiva nesta terça-feira, 7, mostram que houve aumento nas vendas de caminhões em 2019. Mas o caminho a percorrer ainda é longo e isso vai influenciar o mercado em 2020.
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Foram 101.335 unidades de caminhões vendidos em 2019, contra 75.994 em 2018, um crescimento de 33,3%. Os pesados foram destaque nas vendas, com aumento de 48,7% em relação ao ano anterior. Os caminhões pesados vem, ano após ano, liderando os licenciamentos de veículos de carga.
As vendas de ônibus também cresceram, mas as exportações de pesados em geral tiveram queda em 2019. As vendas de máquinas agrícolas também caíram, mas suas exportações terminaram o ano no azul.
Falando de veículos em geral, incluindo leves e pesados, foram vendidas 2,7 milhões de unidades durante o último ano. O crescimento do setor automotivo foi de 8,6%.
Em 2019, o Brasil se tornou o 6º mercado automotivo do mundo, ultrapassando França e Reino Unido. Em 2018, o país estava na 8º posição.
Caminhões
A recuperação das vendas de caminhões é um fato, mas está acontecendo lentamente. Houve aumento nas vendas de caminhões no último ano e isso deixa o setor otimista. Em 2018, houve um crescimento de 46,3% nas vendas, o maior desde 2009 no setor. Em 2019, o percentual de crescimento foi de 33,3%.
Como já falado, os caminhões pesados lideraram as vendas: foram 51,7 mil unidades vendidas durante todo o ano.
Os caminhões leves foram o único segmento que diminuíram as vendas em 2019. A Anfavea registrou queda de 2,6%, com 11,2 mil unidades vendidas no último ano.
2019 | 2018 | % | |
Total caminhões | 101.335 | 75.994 | 33,3 |
Semileves | 5.079 | 4.121 | 23,2 |
Leves | 11.242 | 11.544 | -2,6 |
Médios | 10.069 | 7.675 | 31,2 |
Semipesados | 23.227 | 17.869 | 30 |
Pesados | 51.718 | 34.785 | 48,7 |
Em relação às montadoras, a Ford Caminhões teve queda nas vendas em 2019, causadas pelo encerramento das operações da marca na América Latina e, consequentemente, no Brasil. A fábrica da Ford, em São Bernardo do Campo, tem sido alvo de negociações com empresas como o grupo Caoa e a chinesa BYD, mas nenhum acordo foi fechado.
Também foi em 2019 que as marcas Peugeot e Citröen passaram a ser apresentadas juntas nos dados da Anfavea. As montadoras também se posicionaram como parceiras na Fenatran e trouxeram lançamentos parecidos.
As marcas que mais venderam foram, consecutivamente, Mercedes-Benz, MAN e Volvo. Essa última teve aumento nas vendas de caminhões de cerca de 58% em 2019, percentual maior que as outras duas concorrentes.
2019 | 2018 | % | |
Agrale | 58 | 57 | 1,8 |
Caoa (Hyundai) | 258 | 70 | 268,6 |
DAF | 3.247 | 2.343 | 38,6 |
Ford | 6.458 | 9.314 | -30,7 |
Iveco | 3.889 | 2.786 | 39,6 |
MAN (Volkswagen) | 26.740 | 20.242 | 32,1 |
Mercedes-Benz | 29.951 | 21.153 | 41,6 |
Peugeot Citroën | 347 | 7 | 4.857,1 |
Scania | 12.757 | 8.643 | 47,6 |
Volvo | 16.844 | 10.642 | 58,3 |
Ônibus
No decorrer dos meses de 2019, as vendas de ônibus foram positivas. O saldo final traz 38,8% de aumento, com 20,9 mil unidades vendidas durante o ano, contra 15 mil vendidas em 2018.
As marcas que mais venderam ônibus foram Mercedes e MAN.
2019 | 2018 | % | |
Agrale | 2.229 | 1.848 | 20,6 |
Iveco | 253 | 1.018 | -75,1 |
MAN (Volkswagen) | 5.509 | 3.417 | 61,2 |
Mercedes-Benz | 11.146 | 7.457 | 49,5 |
Scania | 901 | 760 | 18,6 |
Volvo | 744 | 430 | 73 |
Máquinas agrícolas
Apesar do Brasil ser conhecido pela forte atividade no agro, máquinas agrícolas tiveram queda nas vendas em 8,4% em 2019. Em 2018, as vendas alçaram 47,7 mil unidades, o que na época representou crescimento de 12,7% em relação à 2017, que teve 42,3 mil unidades vendidas.
Em 2019, foram 43,7 mil unidades. O número ainda é maior que o resultado de 2017, porém representa queda em relação ao ano passado
Exportações
Assim como em 2018, as exportações de veículos em 2019 foram influenciadas pela crise econômica na Argentina. Houve queda de 11% nas exportações, incluindo autoveículos e máquinas agrícolas.
A solução de buscar mercado em outros países vizinhos não tem tido tanto efeito pois muitos países, como Venezuela, Chile e Colômbia também passam por crises.
Foram 13,5 mil unidades de caminhões exportadas em 2019, contra 24,6 mil unidades em 2018, o que representa queda de 45%. O único segmento de caminhão que teve crescimento nas exportações foi o de semileves, com 24%.
Já os ônibus tiveram 21,6% de queda nas exportações, com 7,1 mil unidades exportadas em 2019 contra 9,1 mil em 2018.
Já as exportações de máquinas agrícolas foram positivas em 2019. Houve crescimento de 1,5%, com 12,8 mil unidades no último ano e 12,6 mil em 2018. Um dos fatores que impulsionou a exportação de máquinas foram as compras dos Estados Unidos, que ajudaram a segurar o resultado positivo.
Projeções 2020
Para 2020, as expectativas da Anfavea estão positivas para vendas. Para autoveículos em geral, a projeção é de 9,4% de aumento no licenciamento, com 3,05 milhões de unidades.
A estimativa é otimista, mas ainda está 750 mil unidades abaixo do pico de vendas, ocorrido em 2012, quando o mercado alcançou vendas de 3,8 milhões de unidades.
Para o presidente Luiz Carlos Moraes, ainda falta muito para que haja um crescimento sustentável da economia. “Não podemos nos enganar com esse otimismo”, declara.
Ele citou problemas estruturais como taxa de juros para exportações, problemas de infraestrutura e outros, que devem ser resolvidos para que a economia cresça consideravelmente. “Precisamos de um país mais ambicioso”.
Expectativa para o ano
As expectativas para 2020 foram assunto do debate lá na Web Estrada, nossa rádio online. Se você perdeu o bate-papo ao vivo, assista pelo Youtube:
Por Pietra Alcântara