A Foton está lançando no mercado brasileiro sua nova geração de caminhões leves e médios: a nova Família Aumark S. Os novos caminhões, recentemente lançados na China, chegam ao País em três versões, sendo o Citytruck 6.5-15, Citytruck 9-16 e Citytruck 11-16.
Leia também: Volkswagen começa a entregar Delivery 11.180 4×4
Com isso, a marca entra no segmento de médios no Brasil. As versões 6.5-15 e 11-16 já entram no mercado este ano. Já a versão 9-16, entra no mercado em 2021.
Os novos modelos da família Aumark S não serão fabricados no Brasil e sim importados. Na China, esses caminhões foram lançados em 2018, com cerca de 280 mil unidades vendidas por lá até o momento. Para o Brasil, a montadora planeja vender entre 1.200 e 1.300 unidades no ano.
Características
O trem-de-força dos novos caminhões possuem o que a montadora chama de “dobradinha motorização Cummins e transmissão ZF”, que segundo a Foton, otimiza o consumo e reduz níveis de emissões.
A versão Citytruck 6.5-15 vem equipada com o motor Cummins ISF 2.8 L com potência de 150 cavalos e torque de 360 Nm, e é acoplado à transmissão ZF 5S 368, sincronizada com overdrive.
Já a versão Citytruck 11-16 traz o motor Cummins ISF 3.8 L com potência de 156 cavalos e torque de 500 Nm em conjunto com a transmissão ZF 6S 500, sincronizada e com Overdrive. Ambas possuem janela para tomada de força (PTO).
A versão Citytruck 9-16 vem equipada com o mesmo trem-de-força, portanto com mesma potência e torque. A diferença está no entre eixos menor, de 3,8 metros, tanque de combustível e pneus menores. Seu PBT é de 8.500 quilos, enquanto o modelo de 11 toneladas é de 10.116 quilos legal e 11 mil quilos na capacidade técnica.
As novas versões da família Aumark S são as únicas da categoria com tanques de ar e de combustível em alumínio e com maior capacidade, segundo a montadora. O tanque do Citytruck 6.5-15 comporta 120 litros de diesel, o 9-16 possui capacidade para 160 litros, enquanto o Citytruck 11-16 comporta 200 litros de diesel.
Os três novos caminhões da Foton Caminhões contam com freio a ar da WABCO. E a versão Citytruck 6.5-15 é o único da categoria que vem equipado com freio a ar, tanto no freio dianteiro como no traseiro.
Os novos modelos de caminhões da Família Aumark S contam com freio motor e uma tecla de ajuste de condução, para favorecer a redução no consumo de combustível. Além disso, possuem sistemas de segurança ativa da WABCO como freios ABS e EBD – Eletronic Brake Force Distribution no Citytruck 6.5-15, ABS nos 9-16 e 11-16.
Os novos veículos também apresentam sistema de segurança passiva que atendem aos requisitos de segurança europeus (norma ECE R29), para casos de colisões em geral.
O Foton Aumark S Citytruck 6.5-15 tem peso bruto total (PBT Técnico) de 6.660 quilos, enquanto o Foton Aumark S Citytruck 9-16 é de 8.850 quilos. O Foton Aumark S Citytruck 11-16 tem peso bruto total (PBT Técnico) de 11 mil quilos, ou seja, estão projetados para desafios inesperados.
Cabines
São duas opções de cabine, ambas com defletores de série, uma exclusividade da Foton. Estes equipamentos aprimoram a aerodinâmica, principalmente quando o veículo vem implementado com baú.
Com vistas ao aumento da produtividade logística, os designers da Foton se preocuparam em ampliar o espaço interno das cabines da nova geração dos caminhões Aumark S. O Citytruck 6.5-15 tem largura interna de 1.690 mm e os Citytruck 9-16 e 11-16 tem largura interna de 1.880 mm.
De porta a porta, a largura da cabine é de 1.880 mm para a versão 6.5 toneladas e de 2.060 mm no caso dos 9 e 11 toneladas, atendendo a cada necessidade. A altura interna do piso ao teto é de 1.400 mm para todas as versões. Da parede traseira ao para-brisa na região central das cabines a medida é de 1.480 mm.
Foton e Fábrica da Ford
A Foton entrou em nova fase no Brasil a partir da adesão de novos grupos econômicos à sua rede de concessionárias. As tratativas foram iniciadas ainda em 2019 e a partir do mês de agosto de 2020 houve uma forte adesão por parte dos ex-concessionários Ford à nova rede Foton.
Com a migração, foi criada a Abrafoton, que tem o papel de apoiar a marca no fortalecimento dos seus negócios no Brasil. A entidade recebeu no segundo semestre deste ano 26 novas revendas.
A ideia é que, após alguns grupos se organizarem em relação a questões societárias e de novos negócios, o número atual de 36 revendas possa crescer ainda mais no próximo ano.
A montadora espera ocupar o espaço deixado pela Ford, inclusive com as 26 concessionárias que eram Ford e se tornaram Foton. Somando com as 10 concessionárias que já tinham, possuem hoje 36 pontos no país. Outra novidade é a parceria com o Santander, que passa a ser o banco oficial da Foton.
De acordo com Paulo Matias, presidente executivo da Abrafoton, “os caminhões Foton possuem total similaridade com os produtos Ford, especialmente no conjunto powertrain formado por motor, câmbio, eixos, além de muitos outros componentes. Com isso, a rede está tranquila com o produto, pois não haverá necessidade de grandes investimentos em treinamentos técnicos”, afirma.
A Foton parece estar estudando o mercado para, no futuro, trazer veículos mais pesados ao Brasil. A linha completa já existe na China.
Adaptado de Foton
Excelente matéria! Parabéns a todos da produção do Trucão por este conteúdo. Somos a CARUEME Caminhões e Serviços, concessionária Foton presente em Campinas, Ribeirão Preto e regiões. Estamos a disposição para apresentar os caminhões Foton para o mercado. Forte abraço!