A Volvo acaba de anunciar que o VNR Electric já está disponível para comercialização na América do Norte. O caminhão elétrico Volvo foi projetado para aplicações de distribuição regional.
Veja também: Foton entra no segmento de médios e lança caminhões no Brasil
Equipado com motores com potência equivalente a 455 hp, alimentados por baterias de íon-lítio de 264 kWh, o veículo pode ser recarregado em até 80% em apenas 70 minutos, o suficiente para uma autonomia de até 240 km, dependendo da configuração do caminhão.
Parte da energia dissipada nas frenagens é regenerada para ajudar na recarga das baterias. Outro benefício é a operação silenciosa, que contribui para reduzir o impacto sonoro da operação de transporte.
“Em todo o planeta a Volvo está liderando a corrida da eletrificação. Ao introduzir uma linha robusta de caminhões 100% elétricos na Europa e na América do Norte estamos cumprindo nosso compromisso de ditar o rumo de nossa indústria rumo a um futuro mais sustentável”, explica Roger Alm, presidente mundial da Volvo Trucks.
Parcerias e projetos para eletrificação
A Volvo está introduzindo o VNR Electric no mercado norte-americano por meio de parcerias estratégicas e participação em projetos de validação.
Unidades do caminhão elétrico Volvo já vinham em operação no estado da Califórnia, dentro do projeto Volvo LIGHTS, iniciativa que uniu agentes públicos e privados para desenvolver uma estrutura de suporte em larga escala para a operação de caminhões elétricos.
Em conjunto com operadores logísticos, o foco do projeto foi criar um modelo de negócios robusto, que contemplasse viabilidade comercial, manutenção dos veículos, infraestrutura de recarga e treinamento para técnicos e equipe operacional.
Adaptado de Volvo Trucks