sexta-feira, novembro 22, 2024

Novo sistema Renave busca impedir a clonagem de veículos zero quilômetro

LançamentosNovo sistema Renave busca impedir a clonagem de veículos zero quilômetro

Desde segunda-feira (24), uma nova funcionalidade chega ao Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave) com o intuito de aumentar a segurança na venda de veículos zero quilômetro no país.

Intitulado como “Renave 0 KM”, a iniciativa da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) do Ministério da Infraestrutura em parceria com o Serpro determina que todo carro novo sairá do estoque da loja para o comprador pelo sistema.

Logo, não haverá mudanças para as montadoras. Dessa forma, um veículo recém emplacado, com faturamento para um concessionário, será identificado como um veículo Renave 0 KM. Com a implantação do sistema, os veículos vendidos vão precisar cumprir esse novo processo de registro.

O objetivo do Renave 0 KM

O sistema ampliará o escopo de transformação digital no país e será obrigatório para todos os revendedores de veículos zero quilômetro. Nesse sentido, o Renave 0 KM buscará fortalecer a segurança e o controle de estoque de concessionárias e revendedoras de veículos zero a partir da comunicação digital com o Governo Federal.

De acordo com o presidente do Serpro, Gileno Barreto, a adoção do sistema proporcionará ganhos em segurança, inteligência automobilística, eficiência operacional e logística.

Dessa forma, quando um consumidor adquirir um veículo zero quilômetro, ele receberá, além da nota fiscal, a Autorização para Transferência de Veículo Eletrônica (ATPV-e), emitida na saída da concessionária. Ou seja, somente com a ATPV-e será possível o emplacamento do veículo. A única exceção é para carros com venda direta das montadoras ou com encarroçamento posterior. Para esses veículos, a implantação acontecerá ao longo do ano.

O que diz o governo?

Segundo o secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, as concessionárias serão responsáveis por toda documentação necessária para a liberação da venda dos veículos:

“A concessionária deverá informar eletronicamente, na saída de estoque, o número da nota fiscal e do documento da pessoa física ou jurídica do comprador, para evitar fraudes. Sem essas informações, o automóvel não poderá ser registrado no Detran”.

Como utilizar o sistema?

Por fim, as concessionárias devem se cadastrar em credencia.estaleiro.serpro.gov.br para aderirem ao sistema. De acordo com Serpro, a adesão ao “Renave 0 KM” é gratuita. Confira na imagem abaixo, o passo a passo disponibilizado pelo Ministério da Infraestrutura:

Como utilizar o novo sistema do Renave?
Divulgação: Ministério da Infraestrutura

Veja Também: Clonagem de documentos: 4 dicas para não cair no golpe

Por Daniel Santana com informações do Ministério da Infraestrutura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados