Aqui no Brasil estamos no Junho Verde, e diversas empresas estão mostrando suas frotas sustentáveis. Já lá na Alemanha a Mercedes-Benz lançou em 2021 o eActros, movido a bateria elétrica. O caminhão feito para transporte de carga pesada, é um dos primeiros modelos sustentáveis. A fabricante quer investir em mais caminhões sustentáveis com objetivo de zerar a emissão de CO2 até 2050.
Caminhões elétricos da Mercedes
Além do eActros, a Mercedes-Benz pretende avançar na produção de outros modelos elétricos para os próximos anos. A corrida para a introdução de caminhões movidos a bateria no mercado europeu começou já em 2022. O objetivo da fabricante é aumentar a participação de veículos novos livres de emissões de CO2 para mais de 50% até 2030 na Europa.
O eEconic, direcionado à aplicações urbanas e serviços municipais, já foi lançado em 30 de maio na IFAT, importante feira mundial de gerenciamento de água, esgoto, resíduos e matérias-primas de Munique. O modelo está previsto para sair da linha de montagem na fábrica de Wörth, na Alemanha, em julho, mas desde maio já é utilizado para coleta de lixo municipal em Frankfurt.
Foto: Divulgação/ Mercedes-Benz
Foto: Divulgação/ Mercedes-Benz
Já para o segmento de transporte de longos percursos, a marca aposta no eActros LongHaul, que pesa 40 toneladas e tem autonomia para rodar cerca de 500 quilômetros. Com essa distância, já é considerada uma bateria com recarga de alto desempenho, conhecida como “recarga megawatt”. E os primeiros protótipos já passam por testes internos com planos para serem testados em estradas públicas ainda esse ano.
A Mercedes-Benz prepara versões adicionais do eActros 300 e do eActros 400. O primeiro poderá ser testado em um evento em Wörth. O evento, com um público estimado em 1000 participantes, ocorre desde de inicio do mês e foi organizado para apresentar a mobilidade elétrica, desde infraestrutura e serviços até modelos, aos clientes Mercedes de toda a Europa.
Parcerias
Para garantir infraestrutura de recarga adequada para os caminhões desenvolvidos, a Mercedes trabalha em parceria com diversos grupos. Para recargas em garagens, atua em conjunto Siemenes, a Engie, e Grupo EVBox. Com relação a recargas em espaços públicos para transporte de longo percurso assinou compromisso com o grupos TRATON e Volvo. O intuito é desenvolver e operar uma rede de recarga pública de alto desempenho na Europa que poderá ser usada para caminhões pesados e ônibus elétricos independente da marca dos veículos.
Meta final da Mercedes-Benz: zero emissão com caminhões sustentáveis
O objetivo final da Mercedes-Benz é implementar um transporte neutro em CO2 em algumas regiões até 2050. Para isso possui algumas metas de mobilidade sustentável global.
- Oferecer veículos novos totalmente livres de emissões de CO2 na Europa, Japão e América do Norte até 2039;
- Para a segunda metade desta década, complementar sua produção sustentável com veículos produzidos em série movidos a células de combustível à base de hidrogênio.
Jacqueline Maria da Silva com informações do release da Mercedes-Benz