A ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) autorizou reajuste de pedágios da rodovia Fernão Dias (BR-381/MG/SP), com isso os pedágios ficarão 40 centavos mais caros. O valor já está definido, e passará de R$2,30 para R$2,70, um acréscimo de 10,74%, considerando a variação do IPCA (Índice de Preço do Consumidor Amplo) de dezembro de 2021 até o momento.
A notícia foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (28 de junho) por meio da Deliberação nº 207 da ANTT. De acordo com o documento, o reajuste cumpre a Portaria MF nº50 de 2018, do Ministério da Economia. A revisão da tarifas foi solicitada pela concessionária AUTOPISTA FERNÃO DIAS S/A, que administra o trecho e a aprovação das revisões dos pedágios ocorre por meio de Revisão Ordinária.
A recomposição tarifária será aplicada as praças de pedágio do trecho:
- Mairiporã/SP
- Vargem/SP
- Cambuí/MG
- Careaçu/MG
- Carmo da Cachoeira/MG
- Santo Antônio do Amparo/MG
- Carmópolis de Minas/MG
- Itatiaiuçu/MG
O pedido de revisão tarifária do pedágio da Fernão Dias veio acompanhado de solicitação da inclusão de novos investimentos às obras pela concessionária das Faixas Adicionais entre os km22+300 e 65+800 da BR administrada. Contudo, a Deliberação que aprova o reajuste do pedágio e o investimento depende da assinatura do Primeiro Termo Aditivo ao Contrato de Concessão. A nova cobrança de pedágio passará a valer três dias após a assinatura do termo.
A assinatura já foi liberada pela ANTT, porém ainda não tem data definida para ocorrer. Isso significa que a cobrança de pedágio também ainda não tem data para iniciar. Ainda assim, inserimos abaixo os valores atualizados.
Observação: O Primeiro Termo Aditivo foi assinado no dia 29 de junho, dessa forma passando a valer o reajuste já no inicio dessa semana (4 de julho).
Por Jacqueline Maria da Silva com informações da ANTT e da Deliberação.