domingo, julho 3, 2022

ANTT prorroga validade para renovação do RNTRC

Em nota divulgada na última semana, a ANTT prorrogou novamente a validade para renovação do RNTRC, o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas.

A prorrogação do RNTRC, nos termos da Portaria SUROC nº. 447, de 4 de dezembro de 2020, visa a garantir a validade de todos os certificados até a conclusão dos trâmites inerentes à Audiência Pública nº. 008/2020. Dessa forma, todos os registros ativos que venceriam até 31 de maio, foram prorrogados para 31 de agosto de 2022.

A agência reitera que a prorrogação da validade do RNTRC para 2022 só se aplica aos certificados que estejam válidos, ou seja, se venceram ao longo da pandemia. Para os documentos vencidos antes da pandemia, a medida não se aplica.

Alertas de falsos de recadastramentos

Rodovia com movimentação intensa de veículos
Imagem: PNE

Há alguns meses, informamos aqui no Pé Na Estrada, sobre boatos e notícias falsas afirmando que a ANTT estaria exigindo a volta das renovações do registro. Algumas instituições chegam até a ligar para caminhoneiros autônomos passando essa informação, chegando ao ponto de oferecer o serviço de renovação. No entanto, a Agência é clara ao afirmar que isso não é verídico.

Vale destacar que a ANTT não liga ou manda e-mails para avisar do vencimento do documento.

E por falar em RNTRC, no Youtube do Trucão e Toco falamos sobre a necessidade em possuir ou não um veículo para realizar o curso de Transportador Autônomo de Cargas (TAC), em prol da obtenção do Registro. Confira o vídeo abaixo e tire suas dúvidas sobre o assunto:

Como tirar o RNTRC?

Por fim, vale destacar que o RNTRC pode ser feito através de sindicatos ou diretamente, e de forma gratuita, no site da ANTT. Acesse este link para o passo a passo: https://portal.antt.gov.br/rntrc

Veja Também: Qual a solução para o preço do frete? – Papo de Boleia

 

Por Daniel Santana com informações da ANTT e do Setcesp

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados