Não é incomum cair em golpes na hora de comprar alguma peça usada para veículo. Como reconhecer a procedência das peças? Foi pensando nessa questão que o DETRAN (Departamento de Trânsito) de São Paulo lançou o “Peça Legal”, uma ferramenta que ajuda a identificar se as peças dos veículos são roubadas. O sistema digital possui duas funcionalidade:
- Mostrar se o produto que será comprado é original e qual a sua procedência. Com isso, o usuário do serviço tem a garantia de adquirir um produto legal e não ser vítima do mercado de produtos roubados;
- Permitir que o usuário busque algum item que deseja em empresas de desmonte credenciadas no DETRAN.
Além disso, o cidadão pode, ao identificar alguma irregularidade, ter a possibilidade de denunciar os serviços clandestinos à Ouvidoria do DETRAN de São Paulo, por meio do portal www.detran.sp.gov.br.
Como funciona a ferramenta do DETRAN
É possível acessar a ferramenta do DETRAN pelo aplicativo do Poupatempo Digital, disponível pela loja de aplicativos do seu celular ou tablet. Veja o passo a passo de cada ação do sistema “Peça Legal”.
Consulta de peças roubadas de veículos
Para consultar a procedência de alguma peça:
→ Acesse o item “serviços“, em seguida “veículos”
→ Clique em “consulta de peças” e em seguida em “etiquetas credenciadas”
→ Centralize o código de barras ou QR code da peça no meio da tela do seu celular ou câmera, como se fosse tirar uma foto e aguarde o aplicativo mostrar as informações da peça
Pesquisa por peça em desmontes cadastrados no DETRAN SP
O caminho é o mesmo que o usado para consultar peças roubadas. No entanto, na tela seguinte a consulta de peças, você deve escolher a opção “busca de peças credenciadas pelo DETRAN” e em seguida escolher a opção de veículo para o qual você quer a peça.
Por Jacqueline Maria da Silva com informações do DETRAN SP.