sexta-feira, novembro 22, 2024

Volkswagen é a primeira montadora no mercado de aluguel de caminhões

MercadoVolkswagen é a primeira montadora no mercado de aluguel de caminhões

Comprar, financiar, fazer um consórcio, essas são as maneiras mais comuns de se adquirir um caminhão. Entretanto, essa realidade vem mudando. Assim como já é um pouco mais comum em carros, o mercado de caminhões começa a ter opções de aluguel de veículo e a Volkswagen é a primeira montadora a aderir ao modelo, que chega com o nome Truck Rental (rent, em inglês, quer dizer alugar). Esse novo conceito é feito em parceria da Volkswagen Caminhões e Ônibus com a Volkswagen Financial Services.

 

Como funciona o mercado de aluguel de caminhões?

Para o brasileiro, em geral, a questão da propriedade do veículo ainda é muito forte, por isso, pode parecer estranho para muita gente a ideia de alugar um caminhão mas, na prática, a coisa é simples.

Ao invés de fazer um financiamento de um veículo e pagar as parcelas mensais, o transportador irá fazer uma assinatura e pagar uma taxa mensal de aluguel pelo tempo que durar o contrato. Após o fim do contrato, o caminhão volta para o banco, locadora ou montadora. Na maior parte dos casos, ao fim do contrato o cliente faz um novo contrato para um novo veículo.

 

Qual a vantagem desse sistema?

Quando você compra um veículo, ao final do financiamento você tem um bem. No caso do aluguel, não. Então, qual a vantagem? No caso do lançamento da Volkswagen é possível destacar:

1 – facilidade na compra – contratar um veículo por assinatura é muito menos burocrático que fazer uma compra de caminhão. No caso de um autônomo, por exemplo, muitas vezes o acesso a um veículo novo é difícil pela falta de crédito, mas aqui o crédito necessário é muito menor, permitindo a esse profissional que possa acessar um veículo 0km

2 – manutenção e telemetria embutidas – as assinaturas de aluguéis já virão com telemetria e plano de manutenção, caberá ao cliente apenas escolher entre o plano de manutenção mais simples, com manutenção preventiva, ou mais completo, com a corretiva

3 – seguro e rede credenciada – os contratos também já incluem seguro e toda a rede de concessionários pode ser usada para os serviços

4 – previsibilidade no custo – vai somando: parcela do financiamento ou consórcio, plano de manutenção, IPVA, licenciamento, plano de telemetria e seguro – ao invés de ter todas esses custos ou prestações, o transportador tem uma única prestação. Sabendo esse único valor, que é sempre o mesmo, fica mais fácil fazer contas e manter o negócio sob controle

 

Quais veículos podem ser alugados e quanto custa?

A Volkswagen disponibilizou produtos leves, médios e pesados. O cliente deve escolher o tipo de contrato, de 36 ou 60 meses, e, em seguida, as franquias de quilometragem, que vão de 1.500 a 10.000 quilômetros por mês. Os valores mensais dos planos mais básicos de cada modelos são:

  • Delivery Express – R$ 3.679
  • Delivery 11.180 – R$ 4.619
  • Constellation 17.190 – R$ 5.869
  • Constellation 24.280 – R$ 6.909
  • Constellation 25.460 – R$ 15.179
  • Meteor 29.520 – R$ 15.999

O transportador precisa fazer a conta de tudo que gasta com todos os itens incluídos no contrato para saber se é vantajoso ou não aderir ao aluguel de caminhões ao invés de comprar. O CEO da VW Financial Services, Rodrigo Capuruço, aposta que sim. “Esse modelo terá uma participação significativa em nossos negócios nos próximos 5 anos.”

Apenas caminhões da marca Volkswagen estão incluídos no modelo. Também apenas veículos zero km estão disponíveis no momento, mas no futuro a empresa deve estender a modalidade para veículos usados também.

Por fim, a contratação já está disponível e pode ser feita diretamente por um link (clique aqui), tudo de forma online, com o cliente apenas indicando em qual concessionário gostaria de retirar o veículo.

 

Por Paula Toco

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados