A Petrobras anunciou semana passada que fez sua primeira venda de Diesel R5 para testes comerciais. Esse óleo é produzido a partir do coprocessamento de óleos vegetais, neste caso de óleo de soja refinado, com óleo diesel de petróleo. O combustível sai da refinaria com cerca de 95% de diesel mineral (derivado do petróleo) e 5 % de diesel renovável, também chamado de diesel verde. Essa composição vai para as distribuidoras que acrescentam os 10% de biodiesel estér, conforme estabelecido na legislação.
De acordo com a refinadora, cada 9,5 litros do diesel R5 evita uma tonelada de CO2 na atmosfera comparado ao diesel fóssil. Isso considerando todas as etapas da cadeia produtiva e logística. Na comercialização desse lote, a Petrobras emitiu declarações para as distribuidoras que adquiriram o diesel renovável.
Por enquanto, tratam-se de testes com o combustível, e a produção e introdução do R5 nos postos ainda está em discussão no Conselho Nacional de Política Energética. Caso seja aceita, pode viabilizar a utilização de teores mais elevados de óleos renováveis nos motores a diesel e a competitividade na oferta de biocombustíveis no Brasil, de acordo com a Petrobras.
Trucão mostrou, recentemente, novidades em combustível de fonte renovável, o diesel de cana ou diesel verde. A proposta vem de diversas empresas ligadas ao agronegócio, e que estiveram na Fenasucro & Agrocana, no interior de São Paulo. A ideia é levar combustível sustentável, com tecnologia brasileira, para dentro e para fora do Brasil. O chamado “Qdiesel ” promete ar mais limpo e muita autonomia. Assista na matéria do Pé Na Estrada.
Por Jacqueline Maria da Silva com informações da Petrobras.