segunda-feira, abril 29, 2024

Petrobras faz teste comercial com óleo diesel renovável

A Petrobras anunciou semana passada que fez sua primeira venda de Diesel R5 para testes comerciais. Esse óleo é produzido a partir do coprocessamento de óleos vegetais, neste caso de óleo de soja refinado, com óleo diesel de petróleo. O combustível sai da refinaria com cerca de 95% de diesel mineral (derivado do petróleo) e 5 % de diesel renovável, também chamado de diesel verde. Essa composição vai para as distribuidoras que acrescentam os 10% de biodiesel estér, conforme estabelecido na legislação. 

De acordo com a refinadora, cada 9,5 litros do diesel R5 evita uma tonelada de CO2 na atmosfera comparado ao diesel fóssil. Isso considerando todas as etapas da cadeia produtiva e logística. Na comercialização desse lote, a Petrobras emitiu declarações para as distribuidoras que adquiriram o diesel renovável. 

Por enquanto, tratam-se de testes com o combustível, e a produção e introdução do R5 nos postos ainda está em discussão no Conselho Nacional de Política Energética. Caso seja aceita, pode viabilizar a utilização de teores mais elevados de óleos renováveis nos motores a diesel e a competitividade na oferta de biocombustíveis no Brasil, de acordo com a Petrobras. 

Trucão mostrou, recentemente, novidades em combustível de fonte renovável, o diesel de cana ou diesel verde. A proposta vem de diversas empresas ligadas ao agronegócio, e que estiveram na Fenasucro & Agrocana, no interior de São Paulo. A ideia é levar combustível sustentável, com tecnologia brasileira, para dentro e para fora do Brasil. O chamado “Qdiesel ” promete ar mais limpo e muita autonomia. Assista na matéria do Pé Na Estrada. 

Por Jacqueline Maria da Silva com informações da Petrobras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados