Nesta semana, a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) apresentou os números referentes ao mês de janeiro de 2023. As análises apontam números crescentes em vendas e exportação. Em contrapartida, a produção de caminhões fechou o mês em baixa.
Veja abaixo os dados do primeiro mês do ano.
Produção, Vendas e Exportação em janeiro
-
Balanço de jan/23
Em relação às análises comparativas com janeiro de 2022, é possível observar alta nos números de vendas e exportação. O mês totalizou 10,5 mil emplacamentos de caminhões, 20,1% a mais que no mesmo período no ano passado. Nas exportações houve alta de 19,3%, com o envio de 33 mil veículos para o exterior.
Em contrapartida, houve baixa de 57,2% na produção, com a fabricação de 4 mil veículos no último mês. Essa queda já era prevista pela Anfavea, devido a férias coletivas nas fábricas e mudanças recentes geradas pelo início da vigência da legislação e fabricação de veículos dentro das novas normas do Proconve P8, o Euro 6.
De acordo com o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, o problema do setor automotivo em janeiro foi mais de demanda do que de oferta: “O ano começa com o mercado automotivo desaquecido, em função das crescentes dificuldades de crédito e do clima de incertezas sobre o desempenho da economia em nível nacional e global”.
Vendas de Caminhões Elétricos e a Gás
No primeiro balanço de 2023, as vendas de caminhões e ônibus movidos a novas tecnologias de propulsão mostraram números abaixo dos registrados em janeiro de 2022. Ao todo, 35 veículos foram emplacados no último mês, representando 54,5% a menos que no ano passado.
A Chegada do Proconve P8
Citamos na notícia detalhes sobre a chegada de caminhões com a tecnologia que atende ao Proconve P8 ou Euro 6. Mas você sabe o que significam as mudanças do Proconve e quais novidades chegam aos veículos a partir deste ano? Se não, clique aqui, entenda as alterações já vigentes na legislação e tire outras dúvidas nesta matéria especial produzida pelo Pé Na Estrada.
Veja Também: Anfavea apresenta números de dezembro e projeta o ano de 2023. Confira as análises
Por Daniel Santana com informações da Anfavea