A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), lançou na manhã desta última quinta-feira (9) o MobizapSP, um aplicativo de transporte individual de passageiros para a cidade administrado pela gestão pública.
Como funcionará o app?
De acordo com a prefeitura, a nova plataforma de mobilidade urbana visa “melhorar as condições de acessibilidade e mobilidade urbana do município, focando em facilidade, eficiência, segurança e preço justo, além de entregar uma maior remuneração aos motoristas parceiros”.
O desenvolvimento do projeto foi realizado por meio de licitação pública. O Consócio 3C ganhou o contrato por regime de menor percentual sobre o valor das corridas. A taxa de administração é de 10,95% (fixa), podendo ser uma alternativa às plataformas, como 99 e Uber, que já atuam na cidade. Logo, o motorista deve receber 89,05% do valor pago pelo passageiro.
Vale destacar que o MobizapSP é voltado apenas para as viagens que tenham como partida vias na cidade de São Paulo. O destino varia de acordo com cada cliente, que pode ser para outras cidades. As corridas podem ser pagas por meio de dinheiro, cartões de crédito, débito e crédito no aplicativo.
E quando estará disponível?
O aplicativo será disponibilizado inicialmente aos motoristas, para que se cadastrem devidamente na plataforma. Após esse processo, o próximo passo é liberar o acesso para a população. O aplicativo já está disponível para iOS e Android, mas ainda não há previsão de quando será possível realizar as viagens. Será necessário que a plataforma tenha um número mínimo de 10 mil a 12 mil motoristas para iniciar a operação.
Para se cadastrar no MobizapSP, basta acessar https://mobizapsp.com.br/. Os tipos de cadastro estão divididos em três categorias: Motorista, Passageiro e Motorista + Passageiro.
Veja Também:
Por Daniel Santana com informações da Prefeitura de São Paulo e da CNN